Deportação, trânsito e refúgio. O caso dos cubanos de El Arbolito no Equador
Palavras-chave:
Migração cubana, Deportação e deslocamento, Refúgio e crise migratóriaResumo
Este artigo explora a noção de refúgio a partir da dinâmica do deslocamento na região, tomando como referência o processo de deportação do grupo de cubanos de El Arbolito, no Equador, em 2016. Partindo do entendimento de deportação como evento complexo, o artigo analisa as pré-condições que motivaram a mobilização de migrantes cubanos no Equador no contexto da crise econômica de 2015. Da mesma forma, são analisadas as articulações e ações de vários grupos mobilizados contra a deportação. Buscando repensar as implicações da deportação, o artigo avalia o efeito de deslocamento associado à ação de deportação e rejeição das ações legais apresentadas. Por fim, o caso analisado desafia a homogeneização do discurso humanitário em um contexto regional marcado pela polarização geopolítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.