Refugiados com ensino superior: desafios para a construção das carreiras psicossociais na teia urbana da cidade de São Paulo

Autores

  • Rafaela Farias Pacheco Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Iúri Novaes Luna Doutor em Sociologia Política e professor efetivo do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

trabalho, carreira, refugiados, espaços urbanas, cidadania

Resumo

O contexto urbano apresenta-se para grupos marginalizados, como os imigrantes na condição de refúgio, como um campo de exclusão ou de inclusão precarizada, e também de reivindicação de direitos. Com o crescente impacto das migrações na dinâmica do mundo do trabalho e nas trajetórias profissionais geograficamente
localizadas, tornou-se indispensável priorizar a compreensão dos processos sociais e dos espaços ocupados e compartilhados no decorrer das carreiras de
imigrantes. Tendo como base o conceito de carreira psicossocial, este estudo, por meio de entrevistas narrativas, investiga a trajetória de seis imigrantes com ensino superior, em condição de refúgio na cidade de São Paulo, desde seus países de origem, evidenciando os desafios enfrentados na inserção laboral e territorial em
solo brasileiro. Os resultados destacam as dificuldades e estratégias migratórias individuais e coletivas para a circulação cotidiana, acesso à cidade e ao trabalho
decente.

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Pacheco, R. F., & Novaes Luna, I. (2025). Refugiados com ensino superior: desafios para a construção das carreiras psicossociais na teia urbana da cidade de São Paulo. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 8(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/54175