Educação para imigrantes, cultura escolar e relações sociais em uma escola da cidade de São Paulo
Palavras-chave:
Educação para Imigrantes, Bolivianos em São Paulo, Interculturalidade, Fluxos migratórios contemporâneos, Políticas PúblicasResumo
Este artigo se propõe a apresentar um panorama das condições de acolhimento de estudantes imigrantes latino-americanos nas escolas públicas da cidade de São Paulo, a partir da narrativa dos docentes. Os relatos foram recolhidos em uma escola municipal, cujas matrículas de imigrantes somam 13% do total de estudantes e os professores avaliaram seu conhecimento sobre a América Latina, apresentaram as dificuldades encontradas nos primeiros contatos, refletiram sobre o rendimento escolar e a socialização dos imigrantes. Ao adentrarmos no contexto escolar, através dessa memória docente, nos deparamos com alguns dilemas: dificuldade de comunicação e o aprendizado da língua, a xenofobia e a violência, a exploração do trabalho infantil e a evasão escolar. Além da compreensão dos fluxos migratórios contemporâneos e da discussão das políticas públicas educacionais, a análise é realizada através da discussão de alguns conceitos basilares da Educação para Imigrantes, tais como a diversidade cultural, identidade, cultura escolar e interculturalidade.     Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.