A realidade de migrantes trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Migração, Trabalho, Escolarização, Educação de Jovens e AdultosResumo
Analisamos as condições de estudo de trabalhadores migrantes que frequentam a Educação de Jovens e Adultos no município de Florianópolis - Santa Catarina ”“ Brasil. Observamos um percurso formativo marcado por interrupções escolares, mudanças de escola, de turno e modalidade educativa, o que nos leva a problematizar acerca das (im)possibilidades de conciliar estudo e trabalho na EJA. Para tal intento, fizemos levantamento das fichas de matrícula dos estudantes dos dezenove núcleos de EJA do município, nos quais encontramos o registro de matrícula de 974 migrantes em 2019, correspondendo à 50,6% dos matriculados. Realizamos dois grupos focais com estudantes migrantes no núcleo que apresentou maior concentração de migrantes, 70,8%, abordando elementos da vida, do trabalho e da escola antes e depois da migração para Florianópolis. Observamos que o trabalho é o que afasta o estudante da escola e ao mesmo tempo é o que o faz retomar os estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.