Editorial - Migrações transfronteiriças: memórias e trajetórias de pessoas LGBTQIA+
Palavras-chave:
Sexualidades, Migrações, LGBTQIA+, Sexílio, MigrantesResumo
Nesta edição pretendemos refletir sobre como o exercício da cidadania é tensionado por diferentes eixos de diferenciação, enfatizando o cruzamento entre a estrangeiridade - associada à condição migratória, nacionalidade, ascendência étnica e processos de racialização (Stang et al., 2022)- com a sexualidade e subjetivações sexo-genéricas. É fato que, em geral, tem prevalecido um olhar descorporizada (Parrini et al. al., 1986) e dessexualizado dos e das migrantes e processos migratórios; a sobredeterminação do sujeito migrante como força de trabalho, que dominou por muito tempo este campo de estudos, invisibilizou em grande medida esta dimensão das migrações, em detrimento de outros aspectos que têm sido considerados mais relevantes, também porque os corpos e as sexualidades têm sido objeto de estudo por muito tempo deslegitimado, e despolitizado, nas ciências sociais.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.