Contenção e pertencimento: experiências formativas de subjetivação política de uma geração de jovens migrantes bolivianos
Palavras-chave:
Cidadania, Educação, Política, Migração, JuventudeResumo
O objetivo do artigo é analisar experiências formativas de cidadania a partir de práticas de contenção grupal que constituem sujeitos políticos coletivos e de filiação. A partir de uma abordagem etnográfica, apresenta uma pesquisa de campo realizada durante os anos 2014 a 2016 numa organização composta por migrantes bolivianos e argentinos daquela origem, autodefinidos como jovens. As ações políticas exploradas no processo educativo são abordadas principalmente como tecnologias coletivas do self; para dar conta tanto dos modos de ação como dos valores promovidos para os membros da organização, assim como da formulação de projetos políticos, através dos quais os sujeitos se afirmam como um grupo com suas próprias posições e identificações. Finalmente, teorias e normas sobre juventude são colocadas sob tensão com categorias nativas de auto-subscrição, a fim de categorizar os migrantes organizados como uma geração de jovens migrantes bolivianos definidos em relação à s gerações anteriores.
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