Protagonismos migrantes na universidade pública brasileira: do direito à educação superior aos desafios da interculturalidade

Autores

  • Jaqueline Bertoldo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Migrações internacionais, Refúgio, Direito à educação, Direitos humanos, Interculturalidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências de protagonismo de estudantes imigrantes e refugiados(as) em atividades em ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), investigando de que formas tais práticas estão contribuindo para discussão sobre a diversidade e democratização da universidade. Como metodologia, utilizamos uma abordagem dialética, além de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante por meio da atuação no Programa de Extensão Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados da UFSM. Diante das inúmeras barreiras no acesso a todos os níveis educacionais pela população imigrante e refugiada, a ampliação de políticas e processos seletivos específicos para ingresso de migrantes no ensino superior tem permitido refletir sobre os desafios na promoção da diversidade e da democratização do ensino a partir da valorização da interculturalidade entre saberes e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Bertoldo, J. (2020). Protagonismos migrantes na universidade pública brasileira: do direito à educação superior aos desafios da interculturalidade. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30950