Educação para imigrantes, cultura escolar e relações sociais em uma escola da cidade de São Paulo

Autores

  • Adriana de Carvalho Alves Braga UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Educação para Imigrantes, Bolivianos em São Paulo, Interculturalidade, Fluxos migratórios contemporâneos, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar um panorama das condições de acolhimento de estudantes imigrantes latino-americanos nas escolas públicas da cidade de São Paulo, a partir da narrativa dos docentes. Os relatos foram recolhidos em uma escola municipal, cujas matrículas de imigrantes somam 13% do total de estudantes e os professores avaliaram seu conhecimento sobre a América Latina, apresentaram as dificuldades encontradas nos primeiros contatos, refletiram sobre o rendimento escolar e a socialização dos imigrantes. Ao adentrarmos no contexto escolar, através dessa memória docente, nos deparamos com alguns dilemas: dificuldade de comunicação e o aprendizado da língua, a xenofobia e a violência, a exploração do trabalho infantil e a evasão escolar. Além da compreensão dos fluxos migratórios contemporâneos e da discussão das políticas públicas educacionais, a análise é realizada através da discussão de alguns conceitos basilares da Educação para Imigrantes, tais como a diversidade cultural, identidade, cultura escolar e interculturalidade.      

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

de Carvalho Alves Braga, A. (2020). Educação para imigrantes, cultura escolar e relações sociais em uma escola da cidade de São Paulo. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30519