Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB

Narrativas de discriminação e preconceito

Autores

  • Graça Hoefel Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasilia (UnB).
  • Denise Severo Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasilia (UnB).
  • Luana de Fatima Faria Alves Freitas Estudante do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicada ao Marketing em La Rochelle Université/ França (em andamento).

Palavras-chave:

Migração, Direitos humanos, Saúde mental, Precoceito, Colonialidade

Resumo

Esta pesquisa ação, de abordagem qualitativa, visa conhecer o cotidiano de estudantes migrantes integrantes do Programa PEC-G da UnB, a fim de apreender os desafios presentes e as percepções sobre discriminações vivenciadas no espaço acadêmico e demais esferas sociais. Foram realizadas cinco oficinas com base no método do Projeto Vidas Paralelas Migrantes. Conforme a pesquisa, os alunos migrantes sentem-se discriminados pela maioria da população, o que os leva à sensação de que não são bem-vindos no país, fato que impactam seriamente a saúde dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graça Hoefel, Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasilia (UnB).

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Especialista em Saúde Pública (1987), Especialista em Medicina do Trabalho (1985), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012), Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes/Franca (2016).

Denise Severo, Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasilia (UnB).

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), Especista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutorado em Ciências da Saúde/Área de Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2014), Pós-Doutorado pela Université Paris XIII (em andamento).

Luana de Fatima Faria Alves Freitas, Estudante do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicada ao Marketing em La Rochelle Université/ França (em andamento).

Graduada em Letras Língua Estrangeira Aplicada pela Universidade de Brasília (2019).

Referências

BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

DUSSEL, E. (1993). O Encobrimento do Outro: a origem do mito da modernidade: Conferências de Frankfurt/ Enrique Dussel. Petrópolis, RJ: Vozes.

FERREIRA, A. B. H. (2010) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo.

HOEFEL, MGL. Projeto Vidas Paralelas: relações entre a imagem, a estética e a política. Relatório de Pesquisa de Pós-Doutorado. Universidade de Brasília, 2016.

THIOLLENT, M. (1986). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Hoefel, G., Severo, D. ., & Freitas, L. de F. F. A. . (2020). Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB: Narrativas de discriminação e preconceito . Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(2), 235–254. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30442