A realidade de migrantes trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Célia Regina Vendramini UFSC

Palavras-chave:

Migração, Trabalho, Escolarização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Analisamos as condições de estudo de trabalhadores migrantes que frequentam a Educação de Jovens e Adultos no município de Florianópolis - Santa Catarina ”“ Brasil. Observamos um percurso formativo marcado por interrupções escolares, mudanças de escola, de turno e modalidade educativa, o que nos leva a problematizar acerca das (im)possibilidades de conciliar estudo e trabalho na EJA. Para tal intento, fizemos levantamento das fichas de matrícula dos estudantes dos dezenove núcleos de EJA do município, nos quais encontramos o registro de matrícula de 974 migrantes em 2019, correspondendo à 50,6% dos matriculados. Realizamos dois grupos focais com estudantes migrantes no núcleo que apresentou maior concentração de migrantes, 70,8%, abordando elementos da vida, do trabalho e da escola antes e depois da migração para Florianópolis. Observamos que o trabalho é o que afasta o estudante da escola e ao mesmo tempo é o que o faz retomar os estudos.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Vendramini, C. R. (2020). A realidade de migrantes trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30305