Migração e mobilidade indígena transfronteiriça em perspectiva comparada: Do Alto Solimões ao Oiapoque

Autores

  • Cristabell López Palomino
  • Cristhian Teófilo da Silva

Palavras-chave:

Povos indígenas; migração internacional; fronteiras; Brasil-Peru-Colômbia; Brasil-França

Resumo

Este artigo descreve e analisa comparativamente duas situações de fronteira do Brasil com países vizinhos cujas dinâmicas fronteiriças evidenciam como os povos indígenas buscam se adaptar a espaços tornados etnicamente plurais. As duas áreas de fronteira a serem descritas fazem parte do território amazônico: a tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru no Alto Solimões e a fronteira Brasil-França em Oiapoque. O objetivo da análise destes dois cenários transfronteiriços é fundamentar a necessidade de serem elaboradas políticas migratórias e indigenistas heterodoxas que respeitem a historicidade e pluralidade própria de cada área e das diferenças étnicas, culturais e linguísticas das populações ali existentes, no que tange a suas práticas tradicionais de mobilidade e estratégias migratórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Los Angeles: University of California Press.
TORRES, Carolina. 2016. “Brasil: Violencia contra indígenas empeora por conflictos de território”. Em: Mongabay Latam. Periodismo ambiental independiente. 8 de dezembro.
VALLOT, Dominique Hugues. 2017. “A colônia esquecida e a república assimilacionista: representações, políticas indigenistas e reivindicações indígenas na Guiana Francesa”. Dissertação de mestrado, UNB. Brasília.
WOLF, Eric. 2006 [1982]. Europa y la gente sin historia. México: Fondo de Cultura Económica.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Palomino, C. L., & da Silva, C. T. (2018). Migração e mobilidade indígena transfronteiriça em perspectiva comparada: Do Alto Solimões ao Oiapoque. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 2(2), 112–139. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/25461