Museus, Ações educativas e Prática Arqueológica no Brasil contemporâneo
dilemas, escolhas e experimentações
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16732Palavras-chave:
educação, museus, arqueologia, educação patrimonial, planejamento museológicoResumo
Nesse artigo apresento um painel a respeito da relação entre museus, educação e prática arqueológica no Brasil contemporâneo, a partir da constatação de que o aumento das pesquisas arqueológicas tem trazido potencialidades e desafios específicos para essa relação. Identifico os principais dilemas enfrentados na construção de processos educativos baseados no patrimônio arqueológico e proponho caminhos de superação, a partir de projetos que envolveram ações de divulgação e sensibilização, ações educativas integradas e o desenvolvimento de processos de Musealização da Arqueologia, destacando-se o Programa de Educação Patrimonial Expresso Educação da Ferrovia Transnordestina e o Planejamento participativo do Museu do Alto Sertão da Bahia.
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