Os Ecomuseus e museus comunitários e os desafios da acessibilidade e da inclusão
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12.16357Palavras-chave:
Museologia social sociologia educação inclusivaResumo
O presente texto tem por escopo realizar uma reflexão acerca da acessibilidade em ecomuseus e museus de perfil comunitário, uma vez que a maioria dos projetos e das politicas públicas voltadas para a acessibilidade em museus estão voltadas para os museus tradicionais, para que as pessoas com deficiências ou necessidades especiais possam viver a experiência das exposições, possam ter acesso à arte e suas mais variadas expressões, entretanto, com a nova museologia, os novos modelos de museus possuem territórios e patrimônios que nem sempre são correspondentes à s necessidades de portadores de deficiência ou adequados para que lhes seja viabilizado vivenciar experiências com o patrimônio existente nestes museus.
A acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, como teatros, cinemas e museus, e claro ecomuseus e museus comunitários. A acessibilidade gera resultados positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental. Deste modo, as decisões governamentais e as políticas públicas e programas são indispensáveis para impulsionar uma nova forma de pensar, agir, construir, comunicar e de utilizar recursos públicos para garantir a realização dos direitos e da cidadania integralmente.
Pensar em acessibilidade, refletir acerca do acesso e participação da população local como um todo nos processos do museu é necessário para que seja de fato um museu que respeita e aplica um ponto de vista de democracia participativa e uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, assegurando o direito e o dever das comunidades de preservarem a sua identidade cultural.
Palavras chave: Ecomuseus ”“ Museus comunitários ”“ acessibilidade ”“ inclusão ”“ educação - memória
Downloads
Referências
ARAUJO, Marcelo Mattos e BRUNO, M.C. Oliveira (Org.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: Documentos e depoimentos. Comitê Brasileiro de ICOM, 1995.
AUDI, E.M.M. e MANZINI, E.J. Avaliação da acessibilidade em escolas de ensino fundamental: descrição da metodologia para elaboração de protocolo. Arquitextos 081, Texto Especial 405, portal Vitruvius, 2007 Disponível em: . Acessado em: 06 jan. 2010.
BRASIL, Ministério Público Federal: Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (organizadores). O Acesso de Alunos com Deficiência à s Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Ministério Público Federal: 2ª ed. rev. e atualiz. . Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.
BRASIL, Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília, 2008.
BRASIL. Decreto n. 3.289, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a lei n. 7.853, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora da Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília: 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm>. Acessado em: 20 dez. 2009.
BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acessado em: 19 dez. 2009.
BRASIL. Ministério da educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: 2008. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acessado em: 17 dez. 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial: livro 1/MEC/SEESP- Brasília: a Secretaria, 1994.
BRASIL. Decreto Nº 8.124, de 17 de outubro de 2013. Regulamenta dispositivos da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto dos Museus, e da Lei nº 11.906, de 20 de janeiro de 2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Brasília: 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8124.htm. Acesso em 12 de junho de 2016.
BUENO, C. L. R. ; PAULA, A. R. . Acessibilidade no mundo do trabalho. São Paulo: SORRI-BRASIL, 2007 (Artigo).
CLAIR, Jean. As origens da noção de ecomuseu. Cracap Informations, no. 2-3, 1976. p: 2-4. Trad: Tereza Scheiner.
FÉLIZ, Ana. A Recuperação da Historia Local Urbana. São Paulo: Editora Loyola, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2004.
____________ Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2004.
GUIMARÃES, Eduardo, LARA, Manuela, LOPES, Ribeiro Nuno. Ecomuseu Corvo, projeto de intervenção museológica ”“ Visão estratégica / proposta de plano de ação. Açores, 2014.
MAGALDI, Monique Batista. Revista Eletrônica Jovem Museologia - Estudos sobre museus, museologia e patrimônio. O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz: estrutura e propostas. Ano I, número 1, Janeiro de 2006.
NOPH ”“ Ecomuseu de Santa cruz, acesso em 21 de abril de 2012. Disponível em <http://www.quarteirao.com.br/oquefaz.html>
HADAD, F.. Censo Escolar 2008. Diário Oficial da União. 29 de out. de 2008.
Ministério da educação, p. 8. Disponível em: http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/arquivos/ Acessado em: 14 junho. 2016.
LAPA, Sofia. 2009. “Para Que (nos) Serve o Museu? A Génese Do Museu Calouste Gulbenkian”. Dissertação de Mestrado em Museologia, Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Editora da Unicamp.1994
LOURO, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LOPES, K. T.; DUTRA, G.; MARTELETO, B.; GOLÇALVES, J.; GERALDO, L.; LINHARES, M. Acessibilidade de pessoas deficientes em escolas Públicas, 2006 (Artigo). Disponível em: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/acessibilidade_gleisson.htm
MANZINI, E. J. ; CORRÊA, P. M.. Avaliação da acessibilidade em escolas do ensino fundamental usando a tecnologia digital. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2008, Caxambu. Anais: Constituição Brasileira, direitos humanos e educação. Rio de Janeiro: Anped, 2008. v. 1. p. 1-13.
MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús; COLL, Cesar. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol 3.São Paulo, ARTEMED, 2004. 2ª edição.
MOREIRA, Fernando João de Matos. Uma reflexão sobre o conceito de público nos museus locais.in: MUSAS ”“ revista brasileira de museologia. N3,2007, rio de janeiro. viIp. 101-108
MOUTINHO, Mário. Museus e Sociedade: Reflexões sobre a função social do museu. Caderno de Patrimônio, 1989.
_____. Sobre o conceito de Museologia Social. Cadernos de Museologia n°1.1993.
NORA, Pierre. “Entre Memória e História: a problemática dos lugares”. São Paulo: Projeto História, nº 10, dezembro de 1993.
POLLAK, M. “Memória, Esquecimento e Silêncio”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV/Edições Vértice, vol 3, 1989.
___________ . “Memória e Identidade Social”. Rio de Janeiro: Estudos Históricos. Vol. 05, nº 10, 1992.
SHIMONO, S. O. Educação e Trabalho: Caminhos da Inclusão na Perspectiva da Pessoa com Deficiência. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2008.
SOARES, Bruno César Brulon. Revista Eletrônica Jovem Museologia - Estudos sobre museus, museologia e patrimônio. Entendendo o Ecomuseu: uma nova forma de pensar a Museologia Volume I Número 2, Agosto de 2006.
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura Santos. Reflexões sobre a Nova Museologia. In:_____ Encontros Museológicos ”“ reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro, Minc/IPHAN/DEMU, 2008.
VARINE, Hugues de. O museu comunitário é herético? 2005. Disponível em: http://www.abremc.com.br/artigos1.asp?id=9. Acessado no dia 12 de Junho de 2016.
__________________. As raízes do futuro: O patrimônio a serviço do desenvolvimento local.Tradução Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
WILD, Bianca de Moura e ALMEIDA, Bruno C. Espelho onde se revê e se descobre a própria imagem: O Movimento Ecomuseu de Sepetiba: Desafios e perspectivas. IV encontro internacional de Ecomuseus e museus comunitários, 2012, Belém, Pará. Disponível em: < http://www.abremc.com.br/pdf/3art/4.pdf>
________________________________________. O Ecomuseu de Sepetiba: fortalecendo identidades locais e criando conexões globais. 23ª ICOM ”“ Conferência internacional de museus, 2012, Cidade das Artes, Barra da tijuca, Rio de janeiro/ RJ.