Educação museal e gestão de riscos no Centro Cultural Três Poderes

valorização do patrimônio humano e material

Autores

  • Renata Silva Almendra Universidade de Brasília - Faculdade de Educação
  • Valentina Gomes Lauxen

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56713

Palavras-chave:

Educação museal, Centro Cultural Três Poderes, Patrimônio cultural, Gestão de riscos, Acessibilidade

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa e de uma ação educativa realizadas no Centro Cultural Três Poderes (CC3P), localizado no centro político e administrativo da Capital Federal. A pesquisa enfoca os impactos dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 nos funcionários terceirizados de limpeza e vigilância atuantes nesta instituição, destacando sua vulnerabilidade e a falta de valorização. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, o estudo promoveu a elaboração de uma Oficina de Gestão de Riscos para tratar das questões relacionadas à segurança, preservação do patrimônio material, imaterial e humano, e o papel social dos museus. A iniciativa ressaltou a necessidade de incluir o público interno no planejamento educativo, contribuindo para a democratização e valorização dos museus.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Silva Almendra, R., & Gomes Lauxen, V. (2025). Educação museal e gestão de riscos no Centro Cultural Três Poderes: valorização do patrimônio humano e material. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 114–126. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56713

Edição

Seção

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas