Museu como palco de relações e de múltiplas intersecções: o espaço expositivo como zona de contato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.46975

Palavras-chave:

Museu, Exposições curriculares, Educação, Museologia social, Cidadania

Resumo

O texto explicita a dimensão educativa das exposições curriculares e a importância do olhar para o “outro” no planejamento de atividades museológicas, considerando a potencialidade do museu como instituição social, educativa e política. Destaca-se o museu contemporâneo como um instrumento de resgate da memória, da cidadania e promotor de conexões entre os sujeitos. O presente artigo reflete ainda, sobre a historicidade dos museus e a dificuldade de uma única definição, uma vez que o museu deve acompanhar as mudanças que perpassam pela sociedade. Ressalta-se que no mundo atual não há mais espaço para um museu neutro e apolítico, mas sim para uma instituição museu que busque desenvolver a práxis libertadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Tamashiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MAST. Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2016). Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (2003). Graduada em Administração pela Faculdade São Camilo (2010). Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO (1999). Experiência em bibliotecas especializadas, públicas, universitárias e privadas.

Maria Amelia Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (2002) pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Mestre em Educação UFF. Graduada e Licenciada em História Natural (1969) pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG- Rio de Janeiro, atual UERJ). Professora de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino - 1962/atual. Pesquisadora do Centro Interdisciplinar do Século XX - CEIS 20 da Universidade de Coimbra (2009-atual). Subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro 1992-93; Presidente da Fundação Jorge Duprat de Saúde e Segurança do Trabalho - CNPQ/Ministério do Trabalho - 2013/16; Professora da pós-graduação em Educaçao (UniRio - 2002-2006); Pro-fessora da Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Ja-neiro - (2006-atual). Pesquisadora com vários livros e artigos publicados nacional e internacionalmente no campo da Educação e Museologia em suas várias intersecções - saúde; patrimônio cultural, âmbito escolar; crianças e adolescentes em risco social; direitos humanos ; interculturalidade, entre outros.

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortar. Estudos de público: a avaliação de exposição como instrumento para compreender um processo de comunicação. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v.5, p. 325-334, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/issue/view/8297/542. Acesso em: 10 jul. 2022.

ALVES, Vânia Maria Siqueira; REIS, Maria Amélia. Tecendo relações entre as reflexões de Paulo Freire e a Mesa Redonda de Santiago do Chile, 1972. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio/MAST, v. 6, n.1, p. 113-134, 2013. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/253/220. Acesso em: 17 dez. 2022.

CAI, Y. What is in a Museum Definition? Reflections on ICOM’s New Museum Definition.

Museological Review, 24, 2020. Disponível em: https://le.ac.uk/museum-

Museological Review. v. 24, p. 7, 2020. Disponível em: https://le.ac.uk/museum-studies/about/journals/museological-review. Acesso em: 05 fev. 2021

CHAGAS, Mario. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, v. 13 n. 13, 1999. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/30. Acesso em: 05 nov. 2022.

CHAGAS, Mário de Souza. Respostas de Hugues de Varine às perguntas de Mário Chagas. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 5, n. 5, p. 5-18, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: Acesso em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/paulo-freire-1970-pedagogia-do-oprimido.pdf/view. Acesso em: 10 dez. 2022.

HEIN, George E. O dilema da educação científica: como ensinar quando os visitantes apenas querem aprender. In: MARANDINO, Marta; MORTARA, Adriana; VALENTE, Maria Esther (orgs.). Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 63-75, 2009. Disponível em: http://www.george-hein.com/downloads/oDilemaEducGEHein.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

ICOM. 224 years of defining the museum. República Tcheca: ICOM, 2020. Disponível em: https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/12/2020_ICOM-Czech-Republic_224-years-of-defining-the-museum.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

ICOM Brasil. Nova definição de museu. São Paulo: ICOM Brasil, 2022a. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2756. São Paulo: ICOM Brasil. Acesso em: 16 dez. 2022.

ICOM Brasil. Os 20 termos escolhidos pelo ICOM Brasil. São Paulo: ICOM Brasil, 2022b. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2249#:~:text=A%20consulta%20p%C3%BAblica%20para%20defini%C3%A7%C3%A3o,grupos%20em%20todo%20o%20Pa%C3%ADs. Acesso em: 20 ago. 2022.

LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia e Patrimônio Interdisciplinar do Campo: História de um Desenho (Inter)Ativo. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação,8., 2007, Salvador. 28 a 31 de outubro de 2007, Salvador, Bahia. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/DMP--060.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

MAIRESSE, François. Definitions and missions of museums. In: ICOM France. Comité National Français de L`ICOM. What definition do museums need? Proceedings of the ICOM Committees’ day. Paris: ICOM France, 2020. p. 33-40. Disponível em: https://www.icom-ce.org/wp-content/uploads/2021/01/Whatdefinition-Proceedings-ICOM-France.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

MELO, I. M. Museu inspirador: exercício de aplicação da ferramenta de auto-avaliação Inspiringlearning for All em quatro serviços educativos de museus portugueses. Cadernos de Sociomuseologia, v. 32, n.32, 2007. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/493. Acesso em: 20 ago. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 9, nº Especial/Dez., p. 144-160, Dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31995. Acesso em: 12 maio 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Desafios e possibilidades do campo digital para os museus e a formação em museologia: o uso do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XXI ENANCIB. Rio de Janeiro, 25 a 29 de outubro de 2021a. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxienancib/paper/viewFile/269/428. Acesso em: 28 jun. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 9, nº Especial, p. 144-160, Dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356/31909. Acesso em: 27 jun. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Exposição Curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a Comunicação Museológica frente aos desafios e potencialidades da Cultura Digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 10, nº Especial, p. 295-316, Dez. 2021b. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356/31909. Acesso em: 27 jun. 2022.

OLIVEIRA, Genoveva. O museu como um instrumento de reflexão social. MIDAS: museus e estudos interdisciplinares, n.2, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/222#:~:text=Sendo%20o%20significado%20tomado%20como,catalisadores%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20significado. Acesso em: 20 ago. 2022.

PRIMO, Judite. Pensar contemporaneamente a museologia. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 16, n. 16, p. 5-38, 1999. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/350. Acesso em: 21 ago. 2022.

RAFFAINI, P. T. Museu Contemporâneo e os Gabinetes de Curiosidades. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnología, São Paulo, v.3, p. 159-164, 1993.

REIS, Maria Amélia. Museus e os modos de educar para a liberdade: asas ou gaiolas?

Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, n. 20, p. 144–157, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/33993. Acesso em: 05 nov. 2022.

REIS, Maria Amélia; PINHEIRO, Maria do Rosário. Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v.2, n. 1, jan/jun de 2009. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/44. Acesso em: 06 dez. 2022.

SANTOS, Maria Célia Teixeira M. A Escola e o Museu no Brasil: uma história de confirmação dos interesses da classe dominante. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 3, n.3, p. 41-66, 1994. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/306. Acesso em: 12 dez. 2022.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Comentário II: O cuidado com o outro nos museus: um novo paradigma. Anais do Museu Paulista São Paulo, Nova Série, v. 29, 2021, p. 1-11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/JFbxZ73QyKZJFNVWx6dFbnG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA. José Afonso da. Ordenação Constitucional da Cultura. São Paulo: Malheiros, 2001.

SODARO, Amy. Museus memoriais: a emergência de um novo modelo de museu. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 207-231, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620442019207. Acesso em: 13 ago. 2022.

SOUZA, Aline Escandil de. Educação e exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso – (Graduação em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.

VARINE, Hugues. Notes em forme d´avant-propos. In: NICOLAS, D'Alain (ed.). Nouvelles museologies. Marseille: Museologie nouvelle et experimentation sociale, 1985.

VARINE, Hugues de. A respeito da Mesa-Redonda de Santiago: apresentação. In: ARAUJO, M. M.; BRUNO, M. C. O. A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos: concepção, organização e redação do texto de apresentação – ICOM-Brasil, São Paulo, 1995. p.38-42. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3832560/mod_resource/content/1/HUGUES%20DE%20VARINE.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Tamashiro, M. do N. S., & Reis, M. A. (2023). Museu como palco de relações e de múltiplas intersecções: o espaço expositivo como zona de contato. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(24), 334–347. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.46975