Documentação museológica para quem tem pressa: o uso das tecnologias nos museus universitários

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DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.41425

Mots-clés :

Palavras-Chave: Documentação Museológica. Museu do Doce da UFPel. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Pergamum. Tainacan.

Résumé

O trabalho aqui apresentado faz uma revisão bibliográfica para identificar o início dos processos de documentação museológica e posteriormente analisando estes a partir das transformações sociais e museais ao longo dos séculos. Tendo como problema de pesquisa surgido a partir da incerteza da Rede de Museus da UFpel sobre qual software seria mais adequado para aplicar um sistema de informatização de acervos em rede, cogitando entre Pergamum e Tainacan, foi realizado uma pesquisa por meio de entrevista com instituições que utilizam uma das duas ferramentas, buscando assim elencar pontos positivos e negativos de cada software. E para melhor evidenciar o uso das tecnologias nos processos de documentação museológica e o uso de softwares, por meio de um estudo de caso, analisa-se como dois museus universitários se adequam a esses processos de informatização de acervos, sendo eles: Museu do Doce da UFPel e Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. 

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Biographie de l'auteur-e

Noris Leal, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), especialização em museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul( 2003), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é Professora Adjunta, membro colegiado do Bacharelado em Museologias - UFPel.

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Publié-e

2022-09-05

Comment citer

Manoel, M., & Leal, N. (2022). Documentação museológica para quem tem pressa: o uso das tecnologias nos museus universitários. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 147–169. https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.41425

Numéro

Rubrique

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi