Notas sobre o Patrimônio Memeal
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.36893Mots-clés :
memes de internet; mídia digital; objetos digitais; webmuseus; #MUSEUdeMEMES.Résumé
Como fenômenos da internet, os memes podem se apresentar como um conjunto de textos, de comportamentos reiterados entre os usuários, uma série de desafios lúdicos, áudios, vídeos ou imagens compartilhadas. O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns dos desafios e chamar a atenção para como o universo museológico pode se preparar para acolher esses memes de internet. A partir da experiência do #MUSEUdeMEMES, e cotejando a discussão com outras iniciativas similares, o presente artigo procura discutir aspectos concernentes à delimitação teórica e metodológica desses objetos digitais, às condições de sua preservação e modos de disponibilização e acesso ao público.
Téléchargements
Références
BLACKMORE, Susan. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999.
BOWERS, G Bret; WIGGINS, Bradley. Memes as genre: A structural analysis of the memescape. New Media Society. p. 1-21, 2014.
CHAGAS, Mario de Souza; ABREU, Regina. Museu da Maré: memórias e narrativas a favor da dignidade social. Musas (IPHAN), v. 3, p. 130-152, 2007.
CHAGAS, Mario de Souza; PIRES, Vladimir Sibylla. Território, museus e sociedade. In: Mario de Souza Chagas; Vladimir Sibyllla Pires. (orgs.). Territórios, museus e sociedade: práticas, poéticas e políticas contemporâneas. Brasília-Rio de Janeiro: Ibram/Unirio, 2018, v. 12, p. 9-24.
CHAGAS, Viktor. 'Museu é como um lápis' (táticas de apropriação da memória como uma ferramenta de comunicação e participação cidadã no Museu da Maré). In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010, p. 251-282.
CHAGAS, Viktor. Entre criadores e criaturas: uma investigação sobre a relação dos memes de internet com o direito autoral. Fronteiras: estudos midiáticos, n. 20 (3), p. 366-377, 2018.
CHAGAS, Viktor. Humor and nationalism in Bolsonarists far-right WhatsApp memes in Brazil. In: L’HOESTE, Héctor Fernández; POBLETE, Juan. Internet, Humor, and Nation in Latin/x America. No prelo, 2021.
CHAGAS, Viktor; FREIRE, Fernanda; RIOS, Daniel; & MAGALHÃES, Dandara. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto, Porto Alegre, 38, p. 173-196, 2017.
CHAGAS, Viktor; MAGALHÃES, Dandara. Chutando Cachorro Morto: A Construção da Imagem Pública Impopular de Michel Temer em Charges Políticas e Memes de Internet, Logos 52, vol. 27, n. 01, p.71-88, 2020.
COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The Creation of the Mods and Rockers. Oxford: Martin Robertson, 1972.
DAVIS, Jenny L. Curation: a theoretical treatment. Information, Communication & Society, vol. 20, p. 1-14, 2016.
DAVISON, Patrick. A linguagem dos memes de internet (dez anos depois). In: CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, Salvador: Edufba, 2020.
DAWKINS, Richard. Viruses of the Mind. In: DAHLBOM, Bo (org.). Dennett and His Critics: Demystifying Mind. Cambridge, Massachusetts: Blackwell Publishing, 1991.
DAWKINS, Richard. The selfish gene. Oxford: Oxford University Press, 1976.
DELOCHE, Bernard. Le musée virtuel: vers une éthique des nouvelles images. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
DENNETT, Daniel. Consciousness Explained. Boston: Little, Brown and Company, 1991.
DONATH, Judith. Identity and Deception in the Virtual Community. In: SMITH, Mark A.; KOLLOK (orgs.), Communities in Cyberspace. New York: Routledge, 1999.
GARCÍA, Ignacio Gómez. Los imemes como vehículos para la opinión pública. Versión, vol. 35, 2015.
HENRIQUES, Rosali. Museus Virtuais e Cibermuseus: a internet e os museus. In: Memória, museologia e virtualidade: um estudo sobre o Museu da Pessoa. Lisboa, 2004.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Tradução de Sérgio Alcides. 2ª ed, Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
JENKINS, Henry; LI, Xiaochang; KRAUSKOPF, Ana Domb; GREEN Joshua. If it doesn't spread, it’s dead. Massachusetts: Convergence Culture Consortium, 2009.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. New York and London: New York University Press, 2013.
LEAL-TOLEDO, Gustavo. Em busca de uma fundamentação para a Memética. Revista Trans/Form/Ação. Marília: vol. 36, n. 1, p. 187-210, 2013.
MAIA, Rita. A concepção de museus em espaços digitais: Sobre as possibilidades de musealização online. In: Terceiro Seminário Brasileiro de Museologia. Belém: Anais III Sebramus pág. Web, 2017.
MAKHORTYKH, Mykola. Everything for the Lulz: historical memes and World War II memory on Lurkomor’e. Digital Icons: Studies in Russian, Eurasian and Central European New Media. London: vol. 13, p. 63-90, 2015.
MILNER, Ryan. The world made meme: Public conversations and participatory media. Cambridge: MIT Press, 2016.
MILTNER, Kate. Srsly phenomenal: An investigation into the appeal of LOLcats. Dissertação (Mestrado em Media and Communications) - The London School of Economics and Political Science, Londres, 2011.
MINA, An Xiao. Memes to Movements: How the world’s most viral media is changing social protest and power. Boston: Beacon Press, 2019.
NEWELL, Jenny. Old Objects New Media: Historical Collections, Digitalization and Affect. Journal of Material Culture. Sage Journals, vol. 17, n. 3, p. 287-306, 2012.
PHILLIPS, Whitney; MILNER, Ryan. The Ambivalent Internet: Mischief, Oddity, and Antagonism Online. Hoboken: Wiley, 2017.
REES, Arran. O que isto significa em memes? Colecionando e curando memes em museus. In CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, Salvador: Edufba, 2020.
SÁ, Asla. M. E.; BARTOLOME, Adolfo; RODRIGUEZ-ECHAVARRIA, K.; MARROQUIM, R. ; FONSECA, Vivian L. Accessible Digitisation and Visualisation of Open Cultural Heritage Assets. Proceedings of the Eurographics Workshop on Graphics and Cultural Heritage. Disponível em: <https://doi.org/10.2312/gch.20191349>, v. 1, p. 1-10, 2019.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
SCHWEIBENZ, Werner, The virtual museum: new perspectives for museums to present objects and information using the Internet as a knowledge base and communication system. In: ZIMMERMANN, Harald H.; SCHRAMM, Volker (Eds.). Knowledge Management und Kommunikationssysteme, Workflow Management, Multimedia, Knowledge Transfer: Proceedings of the 6th ISI Conference, Prague, 1998.
SCHWEIBENZ, Werner. The development of virtual museums. In Virtual Museums, ICOM, 3ª ed., 57(3), 2004.
SEGEV, Elad; NISSENBAUM, Asaf; STOLERO, Nathan; SHIFMAN, Limor. Families and Networks of Internet Memes: The Relationship Between Cohesiveness, Uniqueness, and Quiddity Concreteness. Journal of Computer-Mediated Communication. vol. 20, 4, p. 417-433, 2015.
SHIFMAN, Limor. Memes in a Digital Culture. Cambridge: MIT Press, 2014.
SIMON, Nina. The Participatory Museum. Santa Cruz: Museum 2.0, 2010.
TARDE, Gabriel. The laws of imitation. New York: H. Holt and Company. 1903.
TARDE, Gabriel. As leis sociais: um esboço de sociologia. Rio de Janeiro: EdUFF, 2012.
VALENTE, Mariana Giorgetti; FREITAS, Bruna Castanheira de. Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
VAN DIJCK, José. Users Like You? Theorizing Agency in User-Generated Content. Journal of Second Language Writing. Media, Culture & Society. vol. 31, n. 1, p. 41-58, 2009
WEINBERGER, David. A nova desordem digital. São Paulo: Elsevier, 2007.
ZUCKERMAN, Ethan. Gatos fofos ao resgate? Mídia participativa e expressão política. In: CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, Salvador: Edufba, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.