Os museus virtuais e a pandemia do covid 19

a experiência do Museu da Pessoa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.35924

Mots-clés :

Museu Virtual, Museu da Pessoa, Pandemia, Covid 19, Exposições

Résumé

Resumo: A pandemia do COVID-19 trouxe às instituições culturais grandes desafios. No caso dos museus, um dos principais foi a necessidade de repensar atividades e estruturas de forma a oferecer ao público ações mesmo com "portas fechadas". Este artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de interação que o universo virtual apresenta às instituições museológicas. Partindo de conceitos primordiais, como o de museu virtual enquanto espaço de mediação cultural na web, os autores analisam a atuação do Museu da Pessoa no período pré pandemia e no decorrer da mesma, com a campanha Diário para o futuro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosali Henriques, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na linha de pesquisa Memória e Patrimônio. Bolsista de pós-doutoramento em História na Universidade de Coimbra no ano letivo de 2018/2019. Doutoranda em História pela Universidade Nova de Lisboa, em cotutela com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursou especialização em Arquivologia pelo IEB/USP, em Museologia pela Escola de Sociologia e Política e em Ensino de Artes Visuais pela EBA/UFMG. Sócia-fundadora do Museu da Pessoa, onde atuou diretamente por 16 anos nas áreas de pesquisa, museologia e como coordenadora do acervo. Foi vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Memória, Cultura e Cidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PPGCOM/UFJF. Atualmente é consultora em museologia do Museu da Pessoa e assistente editorial da revista Lócus. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nas seguintes áreas: museologia, memória, museu virtual e historiografia. Áreas de interesse: memória, história, museologia e redes sociais.

Lucas Ferreira de Lara, Museu da Pessoa

É formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em História Social pela mesma instituição. É gestor cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Possui experiência nas áreas de História Oral, Acervo Multimídia e Museologia, tendo atuado no Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo) e no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Atualmente é Diretor de Museologia do Museu da Pessoa. Dedica-se a pesquisas em Gestão Cultural, História Oral, Museologia Social e Museus Virtuais.

Références

AKSOY, Suay. Museums will move on: message from ICOM President Suay Aksoy. ICOM 2020. Disponível em: https://icom.museum/en/news/museums-will-move-on-message-from-icom-president-suay-aksoy/ Acesso em 17/12/2020.

BATTRO, António. Aprender hoy. Del museo imaginario al museo virtual. La Nacion. 29 de agosto de 1999. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/opinion/del-museo-imaginario-al-museo-virtual-nid151411/ Acesso em 16/12/2020

BELLIDO GANT, Maria Luísa. Artes, museos y nuevas tecnologías. Gijón: Trea, 2001.

BRUNELLI, Felipe do Amaral; LARA, Lucas Ferreira de. Museus na internet, internet nos museus: um olhar sobre a atuação na Web de museus e institutos culturais de exposições em São Paulo. Trabalho de conclusão de curso apresentado para a Pós-Graduação em Gestão Cultural. Centro de Pesquisa e Formação – SESC São Paulo, 2019. p. 37.

BRUNO, Cristina; ARAUJO, Marcelo. Exposição museológica: uma linguagem para o futuro. Comunicação no Colóquio do ICOFOM/89. XV Conferência Geral de Museus do ICOM, 1989.

CADAVEZ, Cândida. Nem só da COVID-19 é a culpa: museus e comunidades – considerações sobre novas (re)definições e fruições. In: MAGALHÃES, Fernando; COSTA, Luciana Ferreira da; HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Francisca; CURSINO, Alan (org). Museologia e Património. Vol 3. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Politécnico de Leiria, 2020.p. 72-106.

CHAVES, Rafael Teixeira. Cibermusealização: estudo de caso do Museu Virtual das Coisas Banais da Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de mestrado em Museologia e Patrimônio. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2018. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-equipamentos-culturais-brasileiros-tic-cultura-2018/ Acesso em 30/12/2020

DELOCHE, Bernard. Le musée virtuel: vers un éthique des nouvelles images. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.

GILLESPIE, Thom. Brazil´s Museum of the Person. Café Technos: Quarterly for Education and Technology, June 22, 1999. Disponível em http://www.mediajazz.com/museum/article.html. Acesso em 18/10/2020.

HENRIQUES, Rosali M.N. Memória, museologia e virtualidade: um estudo sobre o Museu da Pessoa. Dissertação de Mestrado em Museologia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2004.

LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: Defining Cybermuseology’s Subject of Study. ICOFOM Study Series, ISS, Paris, v. 43, p. 237-241, 2015.

MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.

MOUTINHO, Mário. Museus e Sociedade: reflexões sobre a função social do Museu. Monte Redondo: Museu Etnológico Monte Redondo, 1989. (Cadernos de Património, 5).

VELTMAN, Kim. Les répe/rcussions des nouveux médias. L´Avenir des musées: colloque, Musée du Louvre, 2000. Paris: Réunion des Musées Nationaux/Musée du Louvre, 2001.

WORCMAN, Karen; HENRIQUES, Rosali. Curadoria colaborativa: uma experiência digital do Museu da Pessoa. Observatório. Vol.3, nº4, agosto de 2017.p. 57-73. Disponível em http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p57. Acesso em 16/12/2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-18

Comment citer

Henriques, R., & Ferreira de Lara, L. (2021). Os museus virtuais e a pandemia do covid 19: a experiência do Museu da Pessoa. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 209–220. https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.35924

Numéro

Rubrique

Dossiê Museologia e Cultura Digital