Le MUSÉE RÉGIONAL DE MARANHÃO ET LE TRAVAIL DE PABLO PICASSO

proposition et réalité

Auteurs-es

  • Regiane Aparecida Caire Silva
  • José Marcelo do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18400

Mots-clés :

Assis Chateaubriand. Campagne nationale pour Musées régionaux. Musée régional du Maranhão. Musée régional d'Olinda. Pablo Picasso

Résumé

Este trabalho trata sobre a concepção dos Museus Regionais promovida pelo empresário Assis Chateaubriand em campanha iniciada em 1966. Mesmo com a doação de 42 obras em 1968 o Museu Regional do Maranhão não aconteceu. O trajeto do insucesso e o destino das obras doadas estão presentes neste trabalho, bem como, o cotejamento da coleção maranhense com a coleção do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, ambas com doações de Chateaubriand. Entre as obras destinadas ao Maranhão encontra-se uma serigrafia de Pablo Picasso, que por ser indiscutivelmenteo nome mais relevante da coleção, recebeu estudo mais acurado. O objetivo do estudo é contribuir para questões museológicas e patrimoniais tão escassas nos aparelhos culturais deste estado.

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Publié-e

2018-10-29

Comment citer

Silva, R. A. C., & Espírito Santo, J. M. do. (2018). Le MUSÉE RÉGIONAL DE MARANHÃO ET LE TRAVAIL DE PABLO PICASSO: proposition et réalité. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 245–259. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18400