O imaginário sobre o indígena
uma experiência de aprendizagem significativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16781Mots-clés :
museu, sociedades indígenas pré-coloniais, aprendizagem significativa, conhecimento prévio, Museu de Arqueologia e Etnologia da USPRésumé
O artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada junto aos visitantes escolares do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo sobre o tema das sociedades indígenas que viveram no território brasileiro anteriormente à vinda dos colonizadores europeus. Essa pesquisa apoia-se nos princípios da aprendizagem significativa e dos conhecimentos prévios, referências fundamentais na obra de David Ausubel.
Téléchargements
Références
ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. Tese de doutorado, Faculdade de Educação, UNESP-Franca, 2008.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Trad. de Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi. V.5, Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.
BARBUY, Heloisa. A exposição universal de 1889 em Paris: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo: Loyola, Série Teses, Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 1999.
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. 3ª. edição. São Paulo: Contexto, 1998.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Formas de Humanidade: concepção e desafios da musealização. Cadernos de Sociomuseologia, número 9, 1996.
CAZELLI et. al. Mediando ciência e sociedade: o caso do MAST. In: MASSARANI, Luisa. Workshop sul-americano & Escola de mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro/Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008.
CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese de doutorado. ECA-USP, 2005.
CURY, Marília Xavier; VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Introdução- Questões indígenas e museus. In: Questões indígenas e museus. Debates e possibilidades. SEC-MAE-USP, 2012.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo. Prisma.Com. Disponível em: http://prisma.cetec.up.pt/edição, n.4, 2007.
FREIRE, José Ribamar Bessa, Palestra de abertura do Seminário Questões indígenas e museus, Tupã, 2012.
GOMES, Isabel Loureiro. Formação de medidores em museus de ciência. Dissertação de Mestrado em Museologia e Patrimônio. UNIRIO/MAST, 2013.
GUIDON, Niéde. O enigma da Pedra Furada. Entrevista com a arqueóloga Niéde Guidon. Portal de História e do Meio Ambiente de Yuri Leveratto. (disponível em yurileveratto.com/po/articolo.php?Id=154). Acesso em 15/01/2015.
IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus. Guia dos Museus Brasileiros. Brasília, 2011ª.
LIMA, Leilane Patricia de. A arqueologia e os indígenas na escola: um estudo de público em Londrina-PR. Tese de doutorado,MAE-USP, 2014.
MARANDINO, Marta. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: GEENF/EDUSP, 2008.
MARTIUS, Karl F.P. von. O estado de direito entre os autóctones do Brasil. [1832]. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1982.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O discurso museológico: um desafio para os museus. Ciências em Museus. São Paulo: número 4, pp. 103-121, 1992.
NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O corpo humano em exposição: promovendo mediações sócio-culturais em um museu de ciências. In: MASSARANI, Luisa. Workshop sul-americano & Escola de mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro/Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz,2008.
PINTO, José Rocha. A mediação cultural e a avaliação no ensino não formal, UNESP, V Ciclo de Investigadores do PPGAU/UDESC, 2010.
POMIAN, Krzysztof. Coleção. Enciclopédia Einaudi, 1. Memória- História, Porto: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984.
QUEIROZ, Glória et. al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do MAST. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 2, pp.77-88, 2002.
SCHARER, Martin. El museo y la exposición: múltiples lenguages, múltiples signos. Comitê de Acción Educativa y Cultural de Museos de Bogotá. Colombia: documeno s/d.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História Geral do Brasil. [1854]. Belo Horizonte/São Paulo: Editora Itatiaia/Edusp, 1981.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A pré-história brasileira no livro didático de 1º grau, In: Anais do seminário sobre a implantação da pré-história brasileira no currículo de 1º, 2º e 3º graus. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 1994.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello; ALONSO, Ana Carla; LUSTOSA, Paulo. A abordagem do período pré-colonial brasileiro nos livros didáticos do Ensino Fundamental, In: Revista do MAE, v. IX, 2001.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los museos. In: LOPES ROSAS, William Alfonso (Comp.). Museos, universidad y mundialización. La gestión de las colecciones y los museos universitarios en América Latina y el Caribe. I Cátedra Latinoamericana de Museología y Gestión del Patrimonio Cultural. Bogotá, Colombia, 2010.