A inocência do museu: intersecções entre literatura e artes visuais

Auteurs-es

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v2i3.16687

Mots-clés :

Orhan Pamuk. Museu da Inocência. Arte contemporânea. Teoria crítica.

Résumé

O presente artigo buscou analisar a relação entre o romance “Museu da Inocência” e o museu homônimo, ambos criados pelo escritor turco Orhan Pamuk. A coleção criada por Pamuk para orientar na confecção do livro e as estratégias de torná-la visível foram os processos debatidos. Depois de um breve comentário sobre o museu, segue-se a comparação entre as estratégias museológicas e estéticas utilizadas por Pamuk e aquelas adotadas por artistas visuais desde os anos de 1960.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Universidade de Brasília

Mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em História pela Universidade de Brasília. Docente consorciado do curso de Museologia.

Téléchargements

Publié-e

2013-05-28

Comment citer

Oliveira, E. D. G. de. (2013). A inocência do museu: intersecções entre literatura e artes visuais. Museologia & Interdisciplinaridade, 2(3), 59. https://doi.org/10.26512/museologia.v2i3.16687

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>