Chamada para Dossiê: A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas
Os museus são processos de educação que oportunizam importantes experiências de uso social da memória para diferentes públicos. Em suas diferentes tipologias, as instituições museológicas devem assumir a sua responsabilidade de promover propostas políticas de educação que agenciem estratégias sociorreferenciadas de intervenção na vida em sociedade tendo por base a musealização de temas como raça, classe, gênero, sexualidades, corpo/território e geração, que interferem na dinâmica de vida em sociedade no Brasil.
A dimensão educativa dos museus se firmou enquanto um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal que estabelece a compreensão da educação museal como “função dos museus, reconhecida nas leis e explicitada nos documentos norteadores, juntamente com a preservação, comunicação e pesquisa” (Portaria Ibram nº 605 de 10 de agosto de 2021).
Nesse sentido, a função educativa dos museus é compreendida não apenas pelo Plano Museológico e demais instrumentos de gestão e planejamento museal, tampouco se circunscreve ao seu Programa Educativo e Cultural, mas, se estende aos processos museais como um todo e opera na formação de profissionais educadoras/es que pensem e trabalhem de forma responsável e crítica, estimulando a vontade de memória das diferentes subjetividades e suas respectivas demandas e interesses. Museus e processos museais comprometidos com a saúde cultural e articulados com o exercício de direito de memória das pessoas, estimulam pesquisas sobre educação museal e suas práticas, com vistas a fruição e fluição dos diferentes perfis de públicos, entendidos, portanto, como sujeitos de memória.
A proposta deste dossiê é integrar e articular reflexões sobre a dimensão educativa dos museus e processos museais, destacando sua função social em diálogo com o pensamento contemporâneo em museologia, fomentando debates que perpassam a formação de educadoras/es museais e suas condições de trabalho; as pesquisas no campo da educação museal; possibilidades de educação antirracista para as relações étnico-raciais dos/nos museus; as experiências sociorreferenciadas de elaboração e realização de avaliações; o registro de projetos e práticas educativas; acessibilidades museais; sustentabilidade socioambiental em ações educativas; o uso de novas mídias e tecnologias; a produção de materiais e subsídios educativos e demais questões centradas na educação dos/nos museus como processos de interferência nas estruturas societárias, de fortalecimento de subjetividades e de estímulo ao uso social da memória com vistas ao criticismo político para a transformação social e à justiça social.
Organização:
Prof.ª Dra. Renata Silva Almendra (Faculdade de Educação / Universidade de Brasília)
Prof. Dr. Valdemar de Assis Lima (Curso de Museologia / Universidade de Brasília)
Prazo de submissão: 30 de novembro de 2024
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