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Chamada para Dossiê: A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas

2024-07-21

Os museus são processos de educação que oportunizam importantes experiências de uso social da memória para diferentes públicos. Em suas diferentes tipologias, as instituições museológicas devem assumir a sua responsabilidade de promover propostas políticas de educação que agenciem estratégias sociorreferenciadas de intervenção na vida em sociedade tendo por base a musealização de temas como raça, classe, gênero, sexualidades, corpo/território e geração, que interferem na dinâmica de vida em sociedade no Brasil.

A dimensão educativa dos museus se firmou enquanto um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal que estabelece a compreensão da educação museal como “função dos museus, reconhecida nas leis e explicitada nos documentos norteadores, juntamente com a preservação, comunicação e pesquisa” (Portaria Ibram nº 605 de 10 de agosto de 2021).

Nesse sentido, a função educativa dos museus é compreendida não apenas pelo Plano Museológico e demais instrumentos de gestão e planejamento museal, tampouco se circunscreve ao seu Programa Educativo e Cultural, mas, se estende aos processos museais como um todo e opera na formação de profissionais educadoras/es que pensem e trabalhem de forma responsável e crítica, estimulando a vontade de memória das diferentes subjetividades e suas respectivas demandas e interesses. Museus e processos museais comprometidos com a saúde cultural e articulados com o exercício de direito de memória das pessoas, estimulam pesquisas sobre educação museal e suas práticas, com vistas a fruição e fluição dos diferentes perfis de públicos, entendidos, portanto, como sujeitos de memória.

A proposta deste dossiê é integrar e articular reflexões sobre a dimensão educativa dos museus e processos museais, destacando sua função social em diálogo com o pensamento contemporâneo em museologia, fomentando debates que perpassam a formação de educadoras/es museais e suas condições de trabalho; as pesquisas no campo da educação museal; possibilidades de educação antirracista para as relações étnico-raciais dos/nos museus; as experiências sociorreferenciadas de elaboração e realização de avaliações; o registro de projetos e práticas educativas; acessibilidades museais; sustentabilidade socioambiental em ações educativas; o uso de novas mídias e tecnologias; a produção de materiais e subsídios educativos e demais questões centradas na educação dos/nos museus como processos de interferência nas estruturas societárias, de fortalecimento de subjetividades e de estímulo ao uso social da memória com vistas ao criticismo político para a transformação social e à justiça social.

 

Organização:


Prof.ª Dra. Renata Silva Almendra (Faculdade de Educação / Universidade de Brasília)

Prof. Dr. Valdemar de Assis Lima (Curso de Museologia / Universidade de Brasília)

 

Prazo de submissão: 30 de novembro de 2024

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Numéro courant

Vol. 13 No. 25 (2024): Arquitetura e Museus
OBRA Título: Museu das Missões, São Miguel das Missões/RS Ano: 2022 Autor: Vânia Lima Gondim

O espaço seria o conjunto indissociável de sistemas de objetos, naturais ou fabricados, e de sistemas de ações, deliberadas ou não. A cada época, novos objetos e novas ações vêm juntar-se às outras, modificando o todo, tanto formal quanto substancialmente. (Milton Santos, Técnica, Espaço, Tempo, 2008, p. 46).  A museologia, enquanto campo de conhecimento, se propõe a contribuir para compreensão da sociedade a partir de um olhar específico que contempla as relações entre seres, objetos e realidades. O campo de estudos e pesquisas se expande a cada dia com os aportes de reflexões descentradas dos antigos cânones, suscitando uma reconsideração dos agentes envolvidos nas diferentes etapas dos processos de musealização. De acordo com Brulon (2018), musealizar um objeto significa muda-lo de lugar, seja simbólico ou físico, e reapresenta-lo em uma nova forma que potencialize os seus sentidos. Os lugares e, portanto, a arquitetura são elementos incontornáveis para a discussão da museologia, não podendo ser considerados somente como os envoltórios físicos de uma instituição museológica. Por consequência, a realidade investigada passa a contar com objetos materiais e imateriais, a considerar seres humanos e não-humanos e também a examinar ambiências e paisagens.

Publié-e: 2024-07-16

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