Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Palabras clave:

Bacharelado em Museologia; Universidade Federal de Pelotas; Exposição museológica; Exposições curriculares; Comunicação museológica.

Resumen

O presente trabalho objetiva apresentar considerações acerca do processo de elaboração das exposições curriculares do Curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ao longo de seus 16 anos de existência. Neste artigo, serão desenvolvidas questões teórico-metodológicas sobre a caracterização das exposições museológicas e curriculares, seus processos de formação e experimentações fundamentados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Igualmente serão abordados os desafios do processo de concepção e execução de exposições curriculares, tais como recursos, prazos e espaços utilizados. É importante frisar que neste trabalho serão abordadas as inserções das disciplinas de Expografia, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a exemplo de como foram concebidas, como se transformaram, como são hoje e as intersecções com a extensão. Propõe-se apresentar um compilado das exposições realizadas, suas características e os desafios encontrados, sobretudo em tempos pandêmicos, mas igualmente as superações dos problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Maurício Viana de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pelo Programa de PPGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa (2016). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de PPGCI- IBICT/UFF (2007). Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004). Professor do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Coordenador do MuDI - Museu Diários do Isolamento. Atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia. Dedica-se a estudos vinculados à Museus, Ciência, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência e Teoria da Sociedade do Espetáculo.

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-UFF) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Universidade Federal de Pelotas, desde 2008, onde atua como professor do Curso de Museologia, e docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, na mesma Universidade. Tem experiência na área de Museologia, com enfoque nos processos de musealização do patrimônio arqueológico. Atualmente desenvolve trabalhos e orienta pesquisas na área de Gestão e Comunicação em Museus, notadamente de acervos arqueológicos e etnográficos. 

 

 

Sarah Maggitti Silva, Universidade Federal de Pelotas

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde o ano de 2008, com habilitação em Museus de Arte e História. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Profissional inscrita no Conselho Regional de Museologia (COREM 3ª.R/RS). Atualmente é professora do Curso de Bacharelado em Museologia e desenvolve atividade de docência, junto ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPEL), alicerçada nos princípios que regem a Educação e a Museologia, contribuindo para a construção da cidadania, por meio da difusão e da preservação da cultura, do patrimônio e da memória. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Conservação Preventiva, Documentação Museológica, Expografia e Educação para o Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Preservação e Memória Social.

Citas

BRASIL. Ministério da Cultura. Bases para a Política Nacional de Museus: Memória e Cidadania. Brasília: Minc, 2003.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Congresso Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museus e pedagogia museológica: os caminhos para a administração dos indicadores da memória. In: MILDER, S.E.S. As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, pp. 119-140, 2006.

BOTÂNICA: VIVER E SENTIR. Exposição Curricular do Curso de Museologia da UFPel. Pelotas. 29 set. 2021. Instagram: @botanicaviveresentir. Disponível em: https://www. https://www.instagram.com/botanicaviveresentir/.

Acesso em: 19 out. 2022.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. 2005. 366 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

OBSERVATORIO DE MUSEOS DE ESPAÑA. Los Museos Españoles Ante La Pandemia de Covid-19. 2022.

PRIMO, Judite Santos. O sonho do museólogo. A exposição: desafio para uma nova linguagem museográfica. In: Cadernos de Sociomuseologia, n. 16, p.103-129, 1999.

ROQUE, Maria Isabel Rocha. Comunicação no museu. In: BENCHETRIT, Sarah Fassa; BEZERRA, Rafael Zamorano; MAGALHÃES, Aline Montenegro (org.). Museus e comunicação: exposições como objetos de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010. p. 47-68.

SANTOS, M. C. T. M. Museu e educação: conceitos e métodos. In: SANTOS, M. C. T. M. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008. p. 125-146. (Coleção Museu, Memória e Cidadania, v. 4).

SCHEINER, Tereza. Criando Realidades Através de Exposições. Mast Colloquia, Rio de Janeiro, v. 8, p. 7-37, 2006.

SIQUEIRA, Graciele Karine. Curso de Museus – MHN: 1932-1978: o perfil acadêmico profissional. 2009. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2009.

TOLENTINO, Átila Bezerra. Políticas públicas para museus: o suporte legal no ordenamento jurídico brasileiro. In: Revista CPC, São Paulo, n.4, p.72-86,

maio/out. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15607. Acesso em: 10 out. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia. Pelotas, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia. Pelotas, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia. Pelotas, 2020.

UZEDA, Helena. As Exposições Curriculares como parte do ensino de Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO. In: Revista Museologia e Interdisciplinaridade. v. 9, nº Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32702/28194. Acesso em: 14 out. 2022.

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Maurício Viana de Souza, D. ., Lemos Ribeiro, D., & Maggitti Silva, S. (2023). Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 64–76. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Número

Sección

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil