Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Keywords:

Bachelor in Museology; Federal University of Pelotas; Museum exhibition; Curricular exhibitions; Museological communication.

Abstract

The present work aims to present considerations about the elaboration process of the curricular exhibitions of the Bachelor's Degree in Museology, at the Federal University of Pelotas (UFPel), throughout its 16 years of existence. In this article, theoretical-methodological questions will be developed about the characterization of museological and curricular exhibitions, their training processes and experiments based on the inseparability between teaching, research and extension. The challenges of the process of designing and implementing curricular exhibitions will also be addressed, such as resources, deadlines and spaces used. It is important to emphasize that this work will address the insertions of Expography disciplines, in the Pedagogical Project of the Course (PPC), as an example of how they were conceived, how they were transformed, how they are today and the intersections with extension. It is proposed to present a compilation of the exhibitions held, their characteristics and the challenges encountered, especially in pandemic times, but also the overcoming of problems.

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Author Biographies

Daniel Maurício Viana de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pelo Programa de PPGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa (2016). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de PPGCI- IBICT/UFF (2007). Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004). Professor do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Coordenador do MuDI - Museu Diários do Isolamento. Atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia. Dedica-se a estudos vinculados à Museus, Ciência, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência e Teoria da Sociedade do Espetáculo.

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-UFF) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Universidade Federal de Pelotas, desde 2008, onde atua como professor do Curso de Museologia, e docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, na mesma Universidade. Tem experiência na área de Museologia, com enfoque nos processos de musealização do patrimônio arqueológico. Atualmente desenvolve trabalhos e orienta pesquisas na área de Gestão e Comunicação em Museus, notadamente de acervos arqueológicos e etnográficos. 

 

 

Sarah Maggitti Silva, Universidade Federal de Pelotas

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde o ano de 2008, com habilitação em Museus de Arte e História. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Profissional inscrita no Conselho Regional de Museologia (COREM 3ª.R/RS). Atualmente é professora do Curso de Bacharelado em Museologia e desenvolve atividade de docência, junto ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPEL), alicerçada nos princípios que regem a Educação e a Museologia, contribuindo para a construção da cidadania, por meio da difusão e da preservação da cultura, do patrimônio e da memória. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Conservação Preventiva, Documentação Museológica, Expografia e Educação para o Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Preservação e Memória Social.

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Published

2023-06-22

How to Cite

Maurício Viana de Souza, D. ., Lemos Ribeiro, D., & Maggitti Silva, S. (2023). Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 64–76. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Issue

Section

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil