Preservando a performatividade de performances e respeitando sua efemeridade

Autores/as

  • Helen Westgeest Leiden University
  • Rachel Augusto

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34544

Palabras clave:

Performance artística. Documentação. Efemeridade. Performatividade. Reencenação.

Resumen

Esta pesquisa explora os conflitos que surgem ao serem aplicadas práticas documentais a arte performática. Embora a efemeridade das ações seja percebida como essencial para esse gênero artístico, profissionais e artistas, frequentemente, não são favoráveis ao desaparecimento de todos os aspectos dessas obras de arte. Os estudos de caso neste artigo demonstram que a efemeridade da obra de arte da performance original torna-se ainda mais considerada quando a performatividade da ação é preservada por meio de formas específicas de documentações fragmentadas. Proporcionando com isso, a sobrevivência e continualidade do caráter ativador, do encorporamento da experiência evocada, dos significados contingentes e das contínuas reinterpretações, como por meio de reencenações, de uma obra de arte performática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMOVIĆ, Marina. An art made of trust, vulnerability, and connection. Lecture in TED Talks, March 2015. Retrieved from: <https://www.ted.com/talks/marina_abramovic_an_art_made_of_trust_vulnerability_and_connection/transcript?language=en>. Accessed on: 4 July 2020.

ABRAMOVIĆ, Marina. Documenting Performance. Artist Interview Performance. The Museum of Modern Art, 2010. Retrieved from: <https://www.khanacademy.org/partner-content/moma/artist-interview-performance/v/moma-abramovic-documenting-performance>. Accessed on: 4 July 2020.

AUGUSTO, Rachel. Creating Afterlives: Preserving Traces of Performance Art from a Museological Perspective. Thesis (Master of Arts in Arts and Culture), Leiden University, Leiden, 2020.

AUSLANDER, Philip. The Performativity of Performance Documentation. Performing Arts Journal. Cambridge, MA: MIT Press, vol. 28, n. 3, p. 1-10, 2006.

BARCIO, Phillip. What Was the Dematerialization of Art Object? IdeelArt Magazine. London, 2 jun 2017. Retrieved from: <https://www.ideelart.com/magazine/dematerialization-of-art>. Accessed on: 4 July 2020.

BELLINI, Pierfrancesco; NESI, Paolo. Modeling performing arts metadata and relationships in content service for institutions. Multimedia Systems. [S.l.]: Springer, vol. 21, n. 5, p. 427-449, 2015. Retrieved from: <https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s00530-014-0366-0.pdf>. Accessed on: 4 July 2020.

CONCANNON, Kevin. Yoko Ono's Cut Piece: From Text to Performance and Back Again. PAJ: A Journal of Performance and Art. Cambridge, MA: MIT Press, vol. 30, n. 3, p. 381-393, 2008.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Key Concepts of Museology - International Council of Museum. Paris: Armand Colin, 2010.

FINBOW, Acatia. “This is propaganda 2002/2006”. Performance at Tate: Into the Space of Art. London: Tate Museum, 2016. Retrieved from: <https://www.tate.org.uk/research/publications/performance-at-tate/perspectives/tino-sehgal>. Accessed on: 4 July 2020.

GOODMAN, Nelson. Languages of art: An approach to a theory of symbols. Cambridge: Hackett publishing, 1976.

GRAY, Stephen. Conservation and Performance Art, Building the Performance Art Data Structure (PADS). 2008. 72s. Dissertation ”“ (Master of Arts in Preventive Conservation) Northumbria University, Newcastle, 2008.

INTERNACIONAL COUNCIL OF MUSEUMS ”“ COMMITTEE FOR CONSERVATION (ICOM-CC). Terminology to characterize the conservation of tangible cultural heritage, ICOM-CC, [2008?]. Retrieved from: <http://www.icom-cc.org/242/about/terminology-for-conservation/#.XXZEESgzY2w>. Acessed on: 4 July 2020.

INTERNACIONAL COUNCIL OF MUSEUMS ”“ INTERNATIONAL COMMITTEE FOR DOCUMENTATION (ICOM-CIDOC).Statement of principles of museum documentation. ICOM, [2012]. Retrieved from: <http://network.icom.museum/fileadmin/user_upload/minisites/cidoc/DocStandards/principles6_2.pdf>. Acessed on: 4 July 2020.

JONES, Amelia. “Presence” in Absentia: Experiencing Performance as Documentation. Art Journal. [S.l.]: Taylor & Francis, vol. 56, n. 4, p. 11-18, 1997.

JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian (eds.). Perform, Repeat, Record: Live Art in History. Bristol and Chicago, IL: Intellect Books, 2012.

LACERDA, Laís Miguel; RIBEIRO, Regilene A. Sarzi. Arte Midiática, Performance e Empoderamento Feminino: Berna Reale. 1º Congresso Ibero-americano sobre Ecologia dos Meios-Da Aldeia Global à Mobilidade, 2019.

LAWSON, Louise; FINBOW, Acatia; MARÇAL, Hélia. Developing a strategy for the conservation of performance-based artworks at Tate. Journal of the Institute of Conservation. [S.l.]: Taylor & Francis, vol. 42, n. 2, p. 1-21, 2019.

LIPPARD, Lucy; CHANDLER, John. The dematerialization of art. Art International. Lugano: Art International, vol. 12, n. 2, p. 31-36, 1968.

PAÇO DAS ARTES. Duplo Olhar: Catalog of the exhibition. Retrieved from: <https://www.pacodasartes.org.br/eventos-e-acoes-de-formacao/lancamento_catalogo_duplo_olhar.aspx>. Accessed on: 4 July 2020.

PHELAN, Peggy. Marina Abramović: witnessing shadows. Theatre Journal. [S.l.]: Johns Hopkins University, vol. 56, n. 4, p. 569-577, 2004.

PHELAN, Peggy. Unmarked: The Politics of Performance. London and New York: Routledge, 2003 [1993].

ROCHA, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira. Berna Reale: A importância do choque e do silêncio na performance. Revista: Estúdio. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, vol. 5, n. 9, p. 22-30, 2014.

SCHNEIDER, Rebecca. Performance Remains. Performance Research. Aberystwyth: Taylor & Francis, vol. 6, n. 2, p. 100-108, 2001.

SILVA, Anna Paula da. A Presença no Pós-Acontecimento: Registros de Performances em Museus. 1º Encontro de Museologia da UnB, 2018.

TINOCO, Bianca. A vertigem do querer de um colecionador voraz: entrevista com Sérgio Carvalho. MODOS. vol. 2, n. 3, p. 262-272, 2018.

Publicado

2020-11-03

Cómo citar

Westgeest, H., & Augusto, R. (2020). Preservando a performatividade de performances e respeitando sua efemeridade. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 75–93. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34544

Número

Sección

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas