Políticas e Performatividades da Memória
Museus e Performance
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34538Palabras clave:
Performatividades. Memória. Museu. Performance.Resumen
Na relação dialética entre o lugar do museu e da performance, o conceito de memória, as suas políticas e performatividades são elementos fulcrais para repensar os seus campos de ação na contemporaneidade. Este texto pretende constituir laços e afetividades entre estes conceitos e as suas práticas, não só no contexto institucional bem como no que à s práticas artísticas diz respeito. Estruturado entre a teoria e a prática, assume o desafio de procurar e interpelar outras perspectivas sobre os processos de institucionalização e das políticas institucionais relacionadas com a memória, através de uma metodologia de montage, presente, de distintas formas, nos casos de estudo apresentados.
Descargas
Citas
ANHEIER, Helmut; RAJ ISAR, Yudhishthir (Org.). Heritage, Memory & Identity. Los Angeles: SAGE, 2011.
AUSLANDER, Philip. The Performativity of Performance Documentation. PAJ. 84,
, p. 1-10.
AUSLANDER, Philip. A Performatividade da Documentação de Performance. Revista Performatus. Inhumas, ano 2, n. 7, nov 2013. Disponível em:< https://performatus.com.br/traducoes/perf-doc-perf/>. Acesso em: 10 ago 2020.
BERNIER, Hélène; VIAU-COUVILLE, Mathieu. Curating Action: Rethinking Ethnographic Collections and the Role/ Place of Performing Arts in the Museum. Museum & Society. 14 (2), July 2016, p. 237-252.
BRITO, Alexandra Barahona de; GONZALEZ-ENRIQUEZ, Carmen; AGUILAR, Paloma (Org.). The Politics of Memory and Democratization. Nova Iorque: Oxford University Press, 2001.
COELHO, Rui Pina (Org.). Sinais de Cena: Teatro e Memória. Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Série II, n 1, Lisboa, Orfeu Negro, 2016.
COUTINHO, Liliana. Quando a Performance encontra o Museu: diálogo com Catherine Wood. In: PAIS, Ana (Org.). Performance na Esfera Pública. Lisboa: Orfeu Negro, 2017, p. 129-138
CRANE, Susan. Museums and Memory. Stanford: University Press, 2000.
CRAVEIRO, Joana. A Live/ Living Museum of Small, Forgotten and Unwanted Memories: Performing Narratives, Testimonies and Archives of Portuguese Dictatorship and Revolution. 2017. Tese (Doutorado em Teatro e Performance), Department of Drama, Theatre and Performance, University of Roehampton, Londres, Reino Unido, 2017.
CURI, Alice Stefânia. Corpo cênico: da vertigem ao voo. In: MACARA, Ana; BATALHA, Ana Paula; MORTARI, Katia (Org.). Conferência Internacional 2012: Corpo (Im)perfeitos na Performance Contemporânea. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 2012, p. 23-29.
DELEUZE, Gilles. Proust et les Signes. Paris: Presses Universitaires de France, 1964.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mille Plateaux. Paris: Ed. Minuit, 1980.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de janeiro: Contraponto, 2013
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e Anacronismo das Imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Minuit, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quand les images prennent position: L’Oeil de l’Histoire, 1. Paris: Minuit, 2009.
FOSTER, Hal. Bad New Days: Art, Criticism, Emergency. Londres/ Nova Iorque: Verso, 2015.
FOSTER, Hal. The Arquival Impulse. October. vol 110, The MIT Press, Autumn 2004.
HEATHFIELD, Adrian (Org.). Live: Art and Performance. Londres: Tate Publishing, 2004.
HEATHFIELD, Adrian. Then Again. In: HEATHFIELD, Adrian; JONES, Amelia (Org.). Perform, Repeat, Record: Live Art in History. Bristol/ Chicago: Intellect/ The University Chicago Press, 2012.
HUYSSEN, Andreas. Present Pasts: Urban Palimpsests and the Politics of Memory,
Stanford/ California: Stanford University Press, 2003.
HUYSEEN, Andreas. Seduzidos pela memória: Arquitetura, Monumento, Mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2000.
JONES, Jonathan. Raising the dead. The Guardian. Londres: 23 jul 2006. Disponível em:<https://www.theguardian.com/artanddesign/2006/jul/27/architecture>. Acesso em: 12 abril 2019.
LEPEKI, André. The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances. Dance Research Journal. vol 42, n 2, Winter 2010.
LEPECKI, André. Singularities: Dance in the age of Performance. Londres / Nova Iorque: Routledge, 2016.
MALRAUX, André. O Museu Imaginário. Lisboa: Edições 70, 1965.
MARÇAL, Hélia. From Intangibility to Materiality and Back again: Preserving Portuguese Performance Artworks from the 1970s. 2018. Tese (Doutorado em Conservação e Restauro), Faculdade de Ciências e Tecnologias, Departamento de Conservação e Restauro, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa - Portugal, 2018.
MIRANDA, José Bragança de. A Arte Interpelada pelo Corpo. Corpus. Visões do
Corpo na Colecção Berardo. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2003.
NORA, Pierre. Between memory and history: les lieux des memoires. Representations. Special Issue: Memory and Countermemory, n. 26, Spring 1989, p. 7-24. Disponível em:< https://www.jstor.org/stable/2928520/>. Acesso em: 12 abril 2019
PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. Londres: Routledge, 1993.
RANCIÈRE, Jacques. Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
SCHNEIDER, Florian. Rewriting memory. In: SCOTINI, Marco; GALASSO, Elizabetta (Org.). Politics of Memory: Documentary and Archive. Berlin: Archive Books, 2013, p. 127-134.
SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. Nova Iorque/ Londres: Routledge, 2011.
TAYLOR, Diana. The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas. Carolina do Norte/Estados Unidos: Duke University Press, 2003.
VALE, Patrícia Branca Machado Ferreira do. Pode o Corpo habitar o Museu? Performance em Exposição. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Artísticos) - Faculdade de Belas-Artes, Universidade do Porto, Porto-Portugal, 2014.
VEINSTEIN, André. La mise-en-scène théâtrale et sa condition esthétique. Paris: Librairie Théâtrale, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Museologia & Interdisciplinaridade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.