O que faz um palhaço sentado em um museu?

Performances no contexto das coleções dos museus brasileiros.

Autores/as

  • Vivian Horta Museus Castro Maya-IBRAM / PPGAV/EBA/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.33028

Resumen

O artigo a seguir trata das questões que cercam o processo de musealização de manifestações artísticas muito populares no circuito, porém não proporcionalmente integradas aos acervos institucionais, especialmente quando tratamos dos museus brasileiros: performances e arte em novas mídias. O projeto em questão busca, através da investigação de obras estrangeiras e brasileiras, além de estudos de caso atuais em museus integrantes do Instituto Brasileiro de Museus, inferir hipóteses para a dificuldade enfrentada por este acervo em seu percurso até as instituições. Através do entendimento da missão dos Museus em servir como repositório para a pesquisa em História da Arte, e a lacuna que vem sendo deixada neste sentido, busca-se propor caminhos para que, através da pesquisa e troca de experiências entre equipes e instituições, torne-se possível chegar a uma gama de soluções comuns aplicáveis em diversos casos semelhantes, procurando aplicar o conhecimento acadêmico formal gerado à prática museológica.

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Publicado

2020-11-03

Cómo citar

Horta, V. (2020). O que faz um palhaço sentado em um museu? : Performances no contexto das coleções dos museus brasileiros. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 238–251. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.33028

Número

Sección

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas