Planejamento estratégico

ferramenta indispensável na gestão eficiente de museus

Autores/as

  • Ednaldo Soares Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16919

Palabras clave:

museu, planejamento estratégico de museu, marketing museal, museólogo, multidisciplinaridade

Resumen

Enquanto conhecimento científico em construção, a Museologia tem se voltado mais à discussão derredor de temas que respeitam sua base ontológica e epistemológica. Embora menos discutidos, o planejamento estratégico e marketing museal têm demandado a atenção de museólogos, especialmente daqueles ligados a instituições socialmente engajadas, empenhadas em instituir estreitos relacionamentos entre o museu e essas ferramentas gestoriais, visando à sustentabilidade institucional. Este ensaio é mais um exemplo dessa preocupação. Demais, levanta a questão acerca da necessária multidisciplinaridade curricular para a formação do museólogo, que precisa de diferentes subsídios práticos e teóricos para atuar mais efetivamente na gestão de museus.

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Biografía del autor/a

Ednaldo Soares, Universidade Federal da Bahia

Mestre e doutor em Administração. Integrante de grupo de pesquisa na EAUFBA e estudante de Museologia.

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Publicado

2015-12-09

Cómo citar

Soares, E. (2015). Planejamento estratégico: ferramenta indispensável na gestão eficiente de museus. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 213–222. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16919

Número

Sección

Artigos