Público, o X da questão? A construção de uma agenda de pesquisa sobre os estudos de público no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v1i1.12643Palabras clave:
Museus. Estudos de público. Política cultural. Democracia. cultural.Resumen
O texto enfatiza a importância de constituir as práticas em curso no campo da avaliação e dos estudos de público nos museus brasileiros em objeto de estudo histórico e social, de forma a refletir sobre o sentido atribuído a estas práticas pelos atores do campo cultural e sua contribuição para os museus. Neste sentido, após definir o entendimento sobre museu, missão, vocação, estudos de público e sua relação com as políticas de democratização da cultura, a análise avança apresentando algumas experiências na área dos estudos de público e avaliação em museus brasileiros nos últimos 10 anos. Conclui propondo uma agenda de pesquisa com três eixos: análise do c ontexto de produção dos estudos, análise e sistematização dos resultados acumulados e análise dos seus usos, visando apoiar uma prática consciente, crítico-reflexiva e questionadora entre gestores, profissionais e formadores da área museológica.