Nas trilhas digitais: um passeio virtual pelo museu do sertão em Petrolina-PE

the digital trails: a virtual tour through the sertão museum in Petrolina-PE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45292

Keywords:

Teaching-learning; Active methodologies; Virtual Museum; Education; Communication

Abstract

This article is an experience report of a visit made to the Sertão Virtual Museum with students of the Pedagogy course of a Higher Education Institution (HEI), of the private network, in the municipality of Juazeiro - Bahia. The text aims to discuss the importance of using active methodologies in the distance teaching process, in this pandemic context. During the visit, the students expressed surprise when they saw the virtual museum and the objects on display and, in addition, it is possible to affirm that there is a lack of knowledge about the institution in Petrolina, and consequently the objects, stories and memories about the city. that for the teaching-learning process of the students was quite satisfactory, since they mentioned the possibilities of themes to be worked from the Museu do Sertão.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; Apresentação In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

BACCEGA, M. A. (2009). Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, 14(3), 19-28. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28. Acesso em 5 de nov. 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre, 2018. Disponível em: < https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf>

BATISTA, Simone Rodrigues. Um diálogo entre comunicação e educação: A formação inicial de professores em sociedades midiáticas. Tese de Doutorado. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082012-095218/publico/SIMONE_RODRIGUES_BATISTA.pdf>

BERGMANN, Jonathan; Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem/ Jonathan Bergman; Aaron Sams; tradução Afonso Celso da Cunha Serra- 1° ed- Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CASTELLAR, Sônia M. Vanzella (org.). Metodologias Ativas: Introdução. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2016. PDF.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: A linguagem em movimento/ Adilson Odair Citelli. - São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2000.

CÓRDOVA, Peixoto Fernanda; SILVEIRA, Tolfo Denise; GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (ORGS). Métodos De Pesquisa. Editora UFRGS, 1ª edição, Rio Grande do sul. 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2021.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumam; Os princípios das metodologias ativas de ensino: Uma abordagem teórica. IN: Revista Thema, volume 14, n° 1, p.268 a 288, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 128p.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo; Métodos de Pesquisa/ [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/ UFRGS e pelo curso de Graduação Tecnológia Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural da SEAD/ UFRGS. - Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GOMES, Romeu; A Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa, IN: Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade/ Suely ferreira Deslandes, Otávio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora)- Petropólis, Rj, Vozes, 1994.

HENRIQUES, Rosali; Os museus virtuais: Conceitos e considerações. IN: Cadernos de Sociomuseologia (vol. 55) nº 12 -2018.

JUNIOR, Carlos Roberto da silva. Sala de aula invertida, por onde começar? Agosto, 2020. Disponível em: <https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf>. Acesso em: 12 de nov. 2021.>

KAPLÚN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação Paradigma informacional impede o diálogo, base da apropriação do conhecimento, transformando educação a distância em (in)comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, (141: 68 a 75, jan./abr. 1999.

LACERDA, Murilo Santos; Educação e museus: Prática pedagógica para educação informal. IN: Simpósio. 2013.

LIVRAMENTO, Magda Ugione do; Ampliando meu repertório vivencial e entrando no museu. In:LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (orgs.). São Paulo: Papirus, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. Tradução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, Antônio Pedro; Fundamentos Teóricos Das Técnicas de Investigação Qualitativa; IN: Revista Lusófona de Educação, 40, 139-153, 2018.

MORÁN, José; Mudando a educação com metodologias ativas. IN: [Coleção Mídias contemporâneas. Convergências midiáticas. Educação e Cidadania: Aproximações jovens. Vol II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs). PG.: Foco Foto-Proe/UEPG,2015.

MORÁN, José; Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

RODRIGUES, Luzia Mara Lima. Inovação pedagógica: caminhos para uma educação para todos e para cada um. Disponível em <https://diversa.org.br/artigos/inovacao-pedagogica-caminhos-para-uma-educacao-para-todos-e-para-cada-um/>

SALES, Mary Valda Souza; KENSKI, Vani Moreira; Sentido da Inovação em Suas Relações com a Educação e as Tecnologias; IN: Ver. FAAEBA-Ed. E Contemp. Salvador, v.30, n 64, p.19-35, out/dez.2021.

ULIANO, kelly C. Machado Luiz. Tecnologia digital de informação e comunicação (tdic) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. FLORIANÓPOLIS 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169814/TCC_Uliano.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

VALENTE, José Armando; A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em mídialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

WIEBUSCH, Andress; LIMA, Valderez Marina do Rosário; Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico Innovation in pedagogical practices in the Higher Education: possibilities to promote the academic engagement.2018. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14662/2/Inovacao_nas_praticas_pedagogicas_no_Ensino_Superior_possibilidades_para_promover_o_engajamento.pdf. Acesso em: 08 de mar. 2022.

Published

2023-06-22

How to Cite

Santana, E. E. de, Costa, E. B., de Almeida, L. C., & Texeira de Castro, R. R. (2023). Nas trilhas digitais: um passeio virtual pelo museu do sertão em Petrolina-PE: the digital trails: a virtual tour through the sertão museum in Petrolina-PE. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 318–331. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45292