A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.41422

Keywords:

Documentação Museológica, Documentação Museológica no curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gestão de acervos, extensão universitária, indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão

Abstract

The article proposes to analyze how the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Museology Bachelors course has acted in the formation of skills and competences of professional museologists focused on museological documentation themes. The theoretical-methodological process has been exercised from the inseparability of teaching, research and extension, based on two extension experiences: the Museology program at UFRGS: trajectories and memories (2017-current) and the UFRGS Museum Collection Management project (2018 - current). With these experiences, the idea is that students have autonomy to identify, discuss and propose strategies and procedures aimed at the preservation and dissemination of cultural references, becoming multipliers of access to cultural heritage and the democratization of information generated from these sources.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Gelmini de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do programa de extensão "Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias" (2017-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio".

 

 

Ana Celina Figueira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Museóloga (UFRGS) e licenciada em História (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFRGS) e doutora em História (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do projeto de extensão “Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS” (2018-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq “GEMMUS – Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio” e do GADH – “Gestão de Acervos e Direitos Humanos”.

References

ÁVILA, Bruno Tenório; SILVA, Milena; CAVALCANTE, Leonice. Uso de repositórios digitais como fonte de informação por membros das universidades federais brasileiras. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.27, n.3, p. 97-120, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31514/18973. Acesso em: 29 dez. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 21 dez. 2021.

CÂNDIDO, Maria Inês. Documentação Museológica. In: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS. Caderno de Diretrizes Museológicas 1. 2. ed. Brasília: Ministério da Cultura/IPHAN/DEMU; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus, 2006. p. 31-90.

Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/blog/wp-content/uploads/2015/04/Caderno_Diretrizes_I-Completo-1.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

CAVALCANTI, Susete J. Zaar Andersen. Sra. Tereza Zukauskas - Dona Branca. In: TORRESINI, Anelise Maria Spinato; et. al. Acervos da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: um exercício de pesquisa museológica, 2020. p.57-83. [Dossiê da disciplina BIB03103 - Tópicos Especiais em Pesquisa Museológica do curso de Museologia da UFRGS entregue à Pinacoteca Barão de Santo Ângelo].

CERAVOLO, Suely Moraes. Museus e geração de informação: embates práticos. Anais do II Seminário Serviços de Informação em Museus. São Paulo, 2012.

CERAVOLO, Suely Moraes; TÁLAMO, Maria de Fátima. Os museus e a representação do conhecimento: uma retrospectiva sobre a documentação em museus e o processamento da informação. VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Bahia, 2007. 10p. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT2--012.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

DIAS, Calíope Victor Spíndola de Miranda; MARTINS, Dalton Lopes. Iniciativas brasileiras em torno da construção de uma política nacional para acervos digitais de instituições de memória: o desafio da memória em tempos de cultura digital. In: Pol. Cult. Rev., Salvador, v. 13, n. 1, p. 16-46, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/35616. Acesso em: 29 dez. 2021.

FABICO. Organização curricular - Museologia, s.d. Disponível em: http://www.ufrgs.br/fabico/graduacao/museologia/organizacao-curricular. Acesso em: 29 dez. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Acervos digitais nos museus: manual para realização de projetos. Instituto Brasileiro de Museus; Universidade Federal de Goiás - Brasília, DF: Ibram, 2020. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Acervos-Digitais-nos-Museus.pdf. Acesso em: 23 dez.2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Acervos em Rede, s.d. Disponível em: https://www.museus.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas/acervo-em-rede. Acesso em: 21 dez. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Resolução Normativa nº 2, de 29 de agosto de 2014, 2014. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/ResolucaoNormativa2_INBCM.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

LIMA, Fábio Rogério Batista; SANTOS, Plácida Leopoldina V. A. C.; SEGUNDO, José Eduardo Santarém. Padrão de metadados no domínio museológico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.21, n.3, p.50- 69, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/SrN8qVHNnkvYgTBBScVmdJs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

MARTINS, Dalton; CARVALHO JUNIOR, José Murilo Costa. Memória como prática na cultura digital. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: Tic cultura 2016. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. p.45-52. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-nos-equipamentos-culturais-brasileiros/ Acesso em: 29 dez. 2021.

MASSON, Sílvia Mendes. Os Repositórios digitais no âmbito da Sociedade Informacional. In: PRISMA.COM, n.7, p.105-152, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/78914. Acesso em: 29 dez. 2021.

MUSEOLOGIA NA UFRGS: TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS. Início, s.d. Disponível em: https://memoriamslufrgs.online/tainacan/. Acesso em: 29 dez. 2021.

OLIVEIRA, Amanda de Almeida; FEITOSA, Alexandre César Avelino. A difusão digital nos museus IBRAM: a implantação do projeto Tainacan. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. especial, n.1, p.70-90, jul.2021. Disponível em: https://ventilandoacervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/A5-Amanda-de-Almeida.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO. Acervo Artístico, 2019. Disponível em: www.ufrgs.br/acervopbsa. Acesso em: 25 ago. 2021.

PIRES, Kimberly Terrany Alves Pires. Interfefômetro de Michelson e Fabry-Perot. In: ROSA, Alahna Santos da; et. al. O acervo museológico do Laboratório de Ensino de Física: um exercício de pesquisa museológica, 2018. p.63-82. [Dossiê da disciplina BIB03103 - Tópicos Especiais em Pesquisa Museológica do curso de Museologia da UFRGS entregue ao Laboratório de Ensino de Física].

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. In: Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários - PRAC, João Pessoa, fev. 2006. Disponível em: https://docero.com.br/doc/eecx810 Acesso em: 29 dez. 2021.

SOUZA, Cidara Loguercio; FAGUNDES, Lígia Ketzer; LEITZKE, Maria Cristina Padilha (orgs.). Guia Remam 2012- 2014: conhecendo os acervos e museus da UFRGS. Porto Alegre, 2014. 40p. Disponível em: https://fdocumentos.tips/document/guia-remam-2012-2014.html. Acesso em: 21 dez. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Bacharelado em Museologia. Projeto Pedagógico Museologia, 2019. Disponível em: http://www.ufrgs.br/fabico/graduacao/museologia/projeto-pedagogico. Acesso em: 29 dez. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Instituto de Artes. Histórico, s.d. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervoartes/historico . Acesso em: 25 ago. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2016-2020: construa o futuro da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pdi/PDI_2016a2026_UFRGS.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021.

Published

2022-09-05

How to Cite

Gelmini de Faria, A. C. ., & Figueira da Silva, A. C. (2022). A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 19–41. https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.41422

Issue

Section

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi