A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica

as experiências do curso de Museologia da UFRGS

Autores

Palavras-chave:

Documentação museológica. Documentação Museológica no ensino da Museologia. Gestão de acervos. Extensão universitária. Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

O artigo propõe analisar como o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem atuado na formação de habilidades e competências do profissional museólogo voltadas a temas da documentação museológica. O processo teórico-metodológico tem sido exercido a partir da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentado em duas experiências extensionistas: o programa Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias (2017- atual) e o projeto Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS (2018 - atual). Propõe-se, com essas experiências, que os discentes tenham autonomia para diagnosticar e propor estratégias e procedimentos que visem a preservação e difusão de referências culturais, tornando-se multiplicadores do acesso ao patrimônio cultural e da democratização da informação gerada a partir desses bens.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gelmini de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do programa de extensão "Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias" (2017-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio".

 

 

Ana Celina Figueira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Museóloga (UFRGS) e licenciada em História (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFRGS) e doutora em História (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do projeto de extensão “Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS” (2018-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq “GEMMUS – Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio” e do GADH – “Gestão de Acervos e Direitos Humanos”.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Gelmini de Faria, A. C. ., & Figueira da Silva, A. C. (2022). A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 19–41. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/41422

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi