Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto

a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia

Authors

  • Júlia Nolasco Leitão de Moraes UNIRIO/ PPG-PMUS e Escola de Museologia

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.36356

Keywords:

Curricular exhibition; Cybermuseology; Participation of the public; Digital exhibition

Abstract

In the context of the COVID-19 pandemic and remote teaching, teachers and students from the UNIRIO School of Museology were challenged to develop a proposal for a curricular exhibition focused on the challenges and potentialities of cyberculture. The digital exhibition "Pindorama: nature is not for sale" was materialized from the convergences and interfaces between the electronic site, the social media and the interactions with the public and collaborators. This article addresses the complexities surrounding the construction of proposals on three specific dimensions of the aforementioned exhibition: collaborative methodology, public participation and interaction, and the idealization of the concept of digital exhibition. For this purpose, a brief overview of UNIRIO's curricular exhibitions and the theme of development of the proposal was presented. Following this, problems related to museums and digital culture were addressed and, finally, the creative solutions adopted for the exhibition.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CURY, Marília Xavier. A pesquisa acadêmica de recepção de público em museus no Brasil: estudo preliminar. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ancib e UFPB, 2015. v. GT 9. p. 1-20.

CURY, Marilia. Exposição ”“ concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005

CURY, Marilia. Metamuseologia ”“ reflexividade sobre a tríade musealia, musealidade e musealização, museus etnográficos e participação indígena. Museologia e Interdisciplinaridade. V. 9, n.17, 2020. p.129-146.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1992

LEMOS, André. CIBERCULTURA. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23. Disponível em: https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf

LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: defining Cybermuseology's Subject of Study. In: MAIRESSE, François; DAVIS, Ann. (Org.). ICOFOM Study Series 43. 1ed.Paris: ICOFOM (ICOM/UNESCO), 2015, v. 1, p. 237-241

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª Ed”“ São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, Diana Farjalla Correia. O que se pode designar como Museu Virtual segundo os museus que assim se apresentam... Anais do ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, ANCIB. 2009.

LISBOA, Pablo Fabião. Museu 4.0: um olhar museológico sobre as práticas museais tecnológicas contemporâneas. 2019. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) ”“ UFG, Goiânia/ GO.

MAGALDI, Monique B.; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B.; BRIO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCIUnB, 2018. p. 135-155.

MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. Educação museal online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v.3, n.2, 2019.

NUNES, José Luiz da Silva. Exposição curricular enquanto experiência. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) ”“ UNIRIO, Rio de Janeiro

PRADO, Renato Silva. Museus nunca foram (tão) digitais. Revista V!rus. 2020.

SCHEINER, Tereza. Museologia, hiperculturalidade, hipertextualidade: reflexões sobre o Museu do Século 21. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V.9 nº 17, 2020.

SILVA, Diogo Nobre. “Curti, melhor museu!”: As avaliações dos “viajantes brasileiros” sobre os museus do Brasil no Tripadvisor. 2020. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) ”“ UNIRIO-MAST, Rio de Janeiro.

UNIVERSIDADE DEFERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Anteprojeto de exposição curricular “Quanto vale o progresso? Da exploração à luta”. 2019. Rio de Janeiro

UNIVERSIDADE DEFERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Relatório final da exposição curricular “Pindorama: a natureza não está Ã venda”. 2021. Rio de Janeiro

UZEDA, Helena. As Exposições Curriculares como parte do ensino de Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V.9 nº Especial, 2020.

SITES:

https://icom.museum/en/news/how-to-reach-and-engage-your-public-remotely/

http://expopindorama.com.br/

https://www.facebook.com/pindoramaexposicao

https://www.instagram.com/pindorama_exposicao/

Published

2021-12-18

How to Cite

Moraes, J. N. L. de . . (2021). Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 295–316. https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.36356

Issue

Section

Dossiê Museologia e Cultura Digital

Most read articles by the same author(s)