O desafio da representatividade negra nos museus
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33996Keywords:
Museu; Identidade; Educação; Racismo; Sociedade.mAbstract
Este artigo propõe à área da museologia, através da reflexão acerca dos conceitos de museu, identidade e educação, um diálogo multidisciplinar em busca de uma sociedade menos desigual, no aspecto racial ao constatarmos a imperceptível presença negra enquanto protagonistas de sua história. Para isso, acredita-se que a utilização das Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008 funcionem como ferramentas auxiliares na construção do discurso museológico, tendo como objetivo colaborar a favor da luta antirracista na nossa sociedade, como por exemplo, elaborar atividades pedagógicas ao longo do ano, promovendo e divulgando ações afro-indígenas.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 10.639, de 10 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 24 mar. 2016.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei?L11645.htm. Acesso em: 24 mar. 2016
CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade/ Mário de Souza Chagas. Chapecó: Argos, 2006.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia; Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury, tradução e comentários. Florianópolis: FCC, 2014. 98p.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. In.: Currículo sem fronteiras, v.12, n-1, pp. 98-109, jan/abr 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf Acesso em: 07 jun 2020.
HIPOLITO, Jéssica Maria de Vasconcelos Santana. A construção do discurso expositivo como ferramenta de identificação: museus, hegemonia e subalternidade. Rio de Janeiro, 2017. 105f. ”“ Dissertação (Mestrado) ”“ Programa de Pós-Graduação em Memória Social ”“ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Profª. Drª. Andréa Lopes da Costa Vieira. Disponível em: http://www.memoriasocial.pro.br/documentos/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Diss407.pdf Acesso em: 09 jun 2020.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Museu Imperial / DEPROM ”“ IPHAN ”“ MINC ”“ Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf Acesso em 20 jun 2020.
IBRAM. Museu, memória e cultura afro-brasileira. / pesquisa e elaboração de texto Maristela dos Santos Simão ”“ Brasília, DF: IBRAM, 2018. 88p.: il.; (Caminhos da Memória). Disponível em: Acesso em: 28 jun 2020.
MUNANGA, Kabengelê. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 3ª edição. 88p. (Coleção Cultura Negra e Identidade). Disponível em: https://vdocuments.site/negritude-usosesentidos.html Acesso em: 05 jun 2020
SODRÉ, Muniz. Mestre Bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Manati, 2002. 112 p.: il. (Bahia com H; 1).
ZUBARAN, Maria Angélica; MACHADO, Lisandra Maria R. O que se expõe e o que se ensina: representações do negro nos museus do Rio Grande do Sul. In: Momento: Diálogos em educação. ISSN 0102-2717. V. 22, n. 1, p. 91-122, jan./jun.2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4225 Acesso em: 08 jun 2020.
ZUBARAN, Maria Angélica; MACHADO, Lisandra Maria R. Que memórias e histórias negras se ensina nos museus? Do esquecimento ao reconhecimento. In: Linguagens, Educação e Sociedade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. ISSN 2526-8449 (eletrônico) 1518-0743 (impresso) Teresina, ano 19,n.30,jan./jun.2014. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8708/0 Acesso em: 08 jun 2020
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.