Interseções necessárias: história, museologia e museus de ciências e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i5.15469Abstract
Ao acompanhar o movimento do fortalecimento da disciplina da museologia, o presente artigo se inscreve no universo das pesquisas que seguem especialmente a história dos museus, tomando parte na consolidação da museologia, com o foco voltado aos museus de ciências e tecnologia. A intenção é a de apresentar uma reflexão sobre um viés, inspirado na perspectiva da história da ciência, utilizada nesse caso para o conhecimento da criação de museus de ciências e tecnologia, no sentido de discorrer sobre um caminho que pode ser tomado para explorar o tema e que já tem adensado a reflexão em torno dessa categoria de museu.
Downloads
References
ALBERTI, Samuel J. M. M. Objects and the museum. ISIS, n. 96, p. 559-571, 2005.
ALMEIDA, Adriana Mortara. A observação de visitantes em museus: sobre ratos e seres humanos. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 10-29, 2012.
ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitárias: por que museus de arte na Universidade de São Paulo? 2001. Tese (Doutorado)- Escola de Co-municação, USP, São Paulo, 2001.
ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na di-vulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
BENNETT, Jim. Museums and the history of Science. ISIS, v. 96, n. 4, p. 602-608, 2005.
BENNETT, Tony. The birth of the museum: history, theory, politics. London: Routledge, 1996.
BERGERON, Yves; DAVALLON, Jean. Recherche. In: DESVALEES, D’André; MAI-RESSE; François (Org.). Dictionaire encyclopédique de muséologie. Paris: Ar-mand Colin, 2011. p. 527-542.
BRUNO, Maria Cristina de Oliveira. Museus, ciência, tecnologia e sociedade: um desafio de gerações. In: VALENTE, Maria Esther Alvarez (Org.). Museus de ciência e tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007. p. 41-46.
CARDOSO, Ciro Flamarion Santana; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CARVALHO, Rosane. A transformação da relação museu e público: a influên-cia das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de um público virtual. 2005. Tese (Doutorado)- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) [em convênio com] IBICT, Rio de Janeiro, 2005.
CAZELLI, Sibele et al. Mediação ciência e sociedade: o caso do museu de astro-nomia e ciências afins. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (Ed.). Workshop sul-americano & escola de mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. p. 61- 68.
CAZELLI, Sibele. Alfabetização científica e os museus interativos de ciência. Dissertação (Mestrado)- Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Ca-tólica, Rio de Janeiro, 1992.
CAZELLI, Sibele. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? 2005. Tese (Doutorado)- Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2005.
CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros. Pesquisas educacionais em museus: desafios colocados por diferentes audiências. In: WORKSHOP INTER-NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MUSEUS, 1., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2012. Disponível em:<http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2013/01/Mesa1_Cazelli-protegido.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.
COIMBRA, Carlos et al. Tipos de audiência segundo a autonomia sociocultural e sua utilidade em programas de divulgação. Revista Tempo Brasileiro, n. 188, p. 113-124, jan./mar. 2012.
CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e me-todológica de recepção. 2005. Tese (Doutorado)- Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2005.
DESVALLÉES, A. Présentation. In: BARY, Marie-Odile de et al. (Org.). Vagues: une anthologie de la nouvelle museéologie. France: Éditions W, M.N.E.S, 1992. (Col-lection museologia). v. 1. p. 15 -39.
DESVALLÉES, A; BARY, Marie Odile de; WASSERMAN, Francoise (Org.). Vagues: une antologie de la nouvell museologie. Paris: Éditions W, M.N.E.S., 1992. (Col-lection museologie). v. 1.
DESVALLÉES, A; BARY, Marie Odile de; WASSERMAN, Francoise (Org.). Vagues: une antologie de la nouvell museologie. Paris: Éditions W, M.N.E.S., 1994. (Col-lection museologie). v. 2.
DURANT, John. O que é alfabetismoo cienífco? In: MASSARANI, Luisa; TURNEY, Jon; MOREIRA, Ildeu de Castro (Org.). Terra Incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2005. (Série terra incógnita). p. 13-26.
FALCÃO, Douglas. A study of visitors’ understanding of interactive exhibits in science museums by means of stimulated recall method. 2006. Thesis (PhD)- Ins-titute of Education, University of Reading, UK, 2006.FOCUS. ISIS, v. 96, 2005.
FORGAN, Sophie. Building the museum. ISIS, v. 96, p. 572-585, 2005.
GOB, André; DROUGUET, Noémie (Org.). La muséologie: histoire, développe-ments, enjeux actuels. Paris: Ed. Armand Colin, 2003.
GOUVÊA, Guaracira et al. A study of the process of museographic transfor-mation in two exhibitions at MAST. In: EVALUATION: multi-purpose applied research. Quebec: Ed. MultiMondes, 2002. p. 108-124.
GRANATO, Marcus; OLIVEIRA, Pedro L. C. de. A institucionalização do patrimô-nio cultural da ciência e tecnologia. In. OLIVEIRA, Lucia Maria V. de; SILVA, Maria Celina, S. de M. e. (Org.). Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST, 2012. p. 317-342.
HANDFAS, Ethel R. Políticas públicas de C&T e museus de ciência: o Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2013. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós--Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
HEIZER, Alda. Museus de ciências e tecnologia: lugares de cultura? Revista SBHC, v. 4, n. 1, p. 56-61, jan. /jun. 2006.
HEIZER, Alda. Observar o céu e medir a terra: instrumentos científicos e a parti-cipação do Império do Brasil na exposição de Paris de 1889. 2005. Tese (Doutora-do)- Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
HEIZER, Alda; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos (Org.). Ciência e civilização e império nos trópicos. Rio de Janeiro: Acess, 2001.
JACOMY, Bruno. Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de ciência e tecnologia exibidos nos museus. In: VALENTE, Maria Esther Alvarez (Org.). Mu-seus de ciência e tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007. p. 15-28.
KAPLAN, Flora. Growing pains: it is science? it is art? it is necessary? the discipli-ne of museum studies is growing up, and beginning to assert its rights. Museum News, jan./feb. 1992.
KOHLSTEDT, Sally Gregory. Thoughts in things: modernity, history, and north american museums. ISIS , n. 96, p. 586-601, 2005.
KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Público, o X da questão? a construção de uma agenda de pesquisa sobre os estudos de público no Brasil. Museologia e Inter-disciplinaridade, v. 1, n. 1, p.209-235, jan./jul. 2012.
KURY, Lorelai Brilhante; CAMENIETZKI, Carlos Ziller. Ordem e natureza: cole-ções e cultura científica na Europa Moderna. Anais do Museu Histórico Nacio-nal, v. 29, p. 57-86, 1997.
LOPES, Maria Margaret. A favor da descolarização dos museus. Educação e So-ciedade, n. 40, p. 443-445, dez. 1991.
LOPES, Maria Margaret. A mesma fé e o mesmo empenho em suas missões cien-tíficas e civilizadoras: os museus brasileiros e argentinos do século XIX. Revista Brasileira de História, v. 21, n. 41, p. 55-76, 2001.
LOPES, Maria Margaret. Aproximando os museus das relações de gênero na história: Bertha Lutz e o papel educativo dos museus. Revista Musas, maio 2006a.
LOPES, Maria Margaret. Brazilian museums of natural history and international exchanges in the transition to the 20th century. In: PETITJEAN, P. et al. Science and empire. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 1992. p. 193-200.
LOPES, Maria Margaret. Latin american museums: cooperative studies and links. In: INTERNATIONAL CONGRES OF HISTORY OF SCIENCE: Scientific Instru-ments and Museums, 20., Turnhout, 2002. Proceedings... Brepols Publishers, 2002. v. 16, p. 221-236.
LOPES, Maria Margaret. Le rôle des musées, de la science, et du public au Bré-sil. In: WAAST, Roland (Dir.). Les sciences hors d’occident au XXe siècle. Paris: Orstom, 1996.
LOPES, Maria Margaret. Museu perspectiva de educação em geologia. 1988. Dis-sertação (Mestrado)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campi-nas, Campinas, 1988.
LOPES, Maria Margaret. Museus e educação na América Latina: o modelo pari-siense e os vínculos com as universidades. In: GOUVÊA, G. et al. (Org.). Educa-ção e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003b. p. 63-82.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
LOPES, Maria Margaret. Por que história nos museus e centros de ciência. (co-municação). In: CONGRESSO MUNDIAL DE CENTROS DE CIÊNCIA, 4., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2005.
LOPES, Maria Margaret. Por que história nos museus e centros de ciências? In: MARANDINO, Martha; ALMEIDA. Adriana Mortara; VALENTE, Maria Esther. Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009.
LOPES, Maria Margaret. Programa de Pós-Graduação em ensino e história da ciência da terra: projetos de pesquisa sob supervisão de M. M. Lopes. In: CADERNO de re-sumos das Pesquisas (IG-DGAE - Pós-Graduação - EHCT). Campinas, 2004. p. 4-14.
LOPES, Maria Margaret. Trajetórias museológicas: moluscos no Museu Paulista e feminismos no Museu Nacional (a museologia histórica e sua contribuição à análise da cultura científica no Brasil: 2. parte). In: RELATÓRIO do projeto de pesquisa - CNPq. Campinas: UNICAMP, Instituto de Geociências, 2006b.
LOPES, Maria Margaret; FIGUEIRÔA, Silvia F. de M. A criação do Museu Paulista na correspondência de Hermann von Ihering (1850-1930). Anais do Museu Pau-lista: História e Cultura Material, nova série, v. 10/11, p. 23-35, 2002-2003.
LOPES, Maria Margaret; MURRIELLO, Sandra Elena. Ciências e educação em mu-seus no final do século XIX. História, Ciências, Saúde, v. 12, supl., p. 13-30, 2005.
LOPES, Maria Margaret; PODGORNY, Irina. The shaping of latin american mu-seums of natural history, 1850-1890. Osíris, v. 15, p. 108-18, 2000.
LOPES, Maria Margaret; VALENTE, Maria Esther. Negotiations of meanings, au-diences and apparatuses in the Museums and Science Centres of the 21st cen-tury. In: CIMUSET CONFERENCE. Proceedings... Serbia, Belgrado: [s.n.], 2009.
LOURENÇO, Marta C. Between two worlds: the distinct nature and contem-porary significance of university museums and collections in Europe. 2005. Dis-sertação (Doutorado)- Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris, 2005.
LOURENÇO, Marta C.; GESSNER, Samuel. Documenting collections: corners-tones for more history of science in museums. Science & Education, Dec. 2012.
MAIRESSE, François; DESVALLÉES, André. Brèves histoire de la muséologie, des inscriptions au musee virtuel. In: MARIAUX, Pierre Alain (Org.). L’objet de la muséologie. Neuchâtel: Institut d’Histoire et d’art et de Muséologie, Université de Neuchâtel, 2005. (La collection l’atelier de thesis). p. 1-50.
MAIRESSE, François; DESVALLÉS, André. (Org.). Vers une redéfinition du musée? Paris: L’Harmattan, 2007.
MARANDINO, Martha. Conhecimento biológico nas exposições de museus de ciência: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (Ed.). Workshop sul-americano & escola de mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008.
MUNTEAL FILHO, Oswaldo. Todo um mundo a reformar: intelectuais, cultura ilustrada e estabelecimentos científicos em Portugal e no Brasil, 1779 -1808. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 29, p. 87-108, 1997.
NAVAS, Ana Maria. Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciência. 2008. Dissertação (mestra-do)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
PESTRE, Dominique. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas defini-ções, novos objetos, novas abordagens. Cadernos IG/UNICAMP, v. 6, n. 1, p. 3-56, 1996.
SCHIELE, Bernard; KOSTER, Emly. La revolution de la museologie des sciences. Paris: Editions Multimondes, 1998.
SEIBEL, Maria Ilone. Abordagens pedagógicas e o papel dos setores educativos nos museus de ciência. 2008. Tese (Doutorado)”“ Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, UNICAMP, Campinas, 2008.
STENGERS, Isabelle. Sciences et pouvoirs. Paris: La Découverte, 1997.
TEATHER, J. Lynne. Museum studies: refleting on reflective practice. Museum Management and Curatorship, v. 10, p. 403-417, 1991.
VALENTE, Maria Esther Alvarez. (Org.). Museus de ciência e tecnologia: inter-pretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007.
VALENTE, Maria Esther Alvarez. Museus de ciências e tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950-1970. 2008. Tese (Doutorado)”“ Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, IG/UNICAMP, Campinas, 2009.
VALENTE, Maria Esther Alvarez; HANDFAS, Ethel R. O patrimônio cultural científico e tecnológico brasileiro e a importância de políticas públicas para sua preservação. Revista Ciencias Estratégicas, v. 20, n. 28, p. 271- 284, jul./dic. 2012.
VAN PRAËT, Michel. Cultures scientifiques et musées d’histoire naturelle em France. Hermés, n. 20, p. 143-148, 1996.
VERGO, Peter (Org.). The new museology. London: Reaktion Books Ltda, 1989.
Sites Consultados
Cursos de Museologia graduação e Pós graduação. Disponível em: <http://www.concursosmuseologia.com.br/p/onde-estudar.html>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência ”“ GE-ENF. Disponível em: <http://www.geenf.fe.usp.br/divulga.php>. Acesso em: 10 fev. 2014.
ICOM. Disponível em: <http://icom.museum/the-organisation/icom-in-brief/>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Journal of the History of Collections. Disponível em: <http://www.history.ac.uk/history-online/journal/journal-history-collections>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Museum and Society. Disponível em: <http://www2.le.ac.uk/departments/mu-seumstudies/museumsociety>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Museum History Journal. Disponível em: <http://www.lcoastpress.com/journal.php?id=6>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Museum Studies of University of Leicester: Disponível em: <http://www.le.ac.uk/ms/>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Programa de Pós-graduação Patrimonio e Museologia ”“ UNIRIO/MAST. Dispo-nível em: <http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Revista Museologia & Interdisciplinaridade. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/museologia/issue/current/showToc>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Revista Museologia e Patrimônio. Disponível em: <http://revistamuseologiaepa-trimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Science&Education. Disponível em: <http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11191-012-9568-z>. Acesso em: 10 fev. 2014.