Museus e o público escolar da Educação de Jovens e adultos

desafios e potencialidades vivenciadas com o Museu do Catetinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56761

Palavras-chave:

Museus; Museu do Catetinho; Patrimônio Cultural; Educação de Jovens e Adultos; Educação Patrimonial

Resumo

Este artigo aborda vivências com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em museus, propondo o patrimônio cultural como ferramenta de promoção da cidadania. Reconhecendo os saberes deste público escolar específico, a pesquisa-ação ocorreu junto a uma escola pública do Distrito Federal, envolvendo docentes e discentes. Foram feitas rodas de conversas, entrevistas semi-estruturadas e observação, seguindo a proposta de reflexão, interação e ação. Na visita noturna ao Museu do Catetinho, foram oferecidas mediação na exposição, música ao vivo, oficinas artísticas e experiência de realidade virtual, sendo bem avaliada pelos participantes. Os resultados destacam os desafios enfrentados pela equipe escolar na implementação de programas de educação patrimonial com museus, evidenciado a necessidade de avanços nas políticas públicas que combatam a invisibilidade dos estudantes da EJA e promovam a acessibilidade cultural em museus. E apontam a relevância de abordar o patrimônio cultural museal focado na comunidade local, para fortalecimento de sujeitos críticos que exerçam plenamente a cidadania.

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Biografia do Autor

Artani Grangeiro da Silva Pedrosa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS-UFG). Mestre em História (PROMEP-UEG). Bacharel em Biblioteconomia (Universidade de Brasília). Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SECEC-DF).

Lourenildo Targino Pedrosa, Instituto Federal de Goiás

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFG). Bacharel em Biblioteconomia (Universidade de Brasília). Bibliotecário/Documentalista no Instituto Federal de Goiás (IFG-Luziânia).

Neemias Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em História (PUC-SP). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (UPM-SP). Graduação em História (UEM- PR). Professor efetivo do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás (UEG- GO).

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Pedrosa, A. G. da S., Pedrosa, L., & Silva, N. (2025). Museus e o público escolar da Educação de Jovens e adultos: desafios e potencialidades vivenciadas com o Museu do Catetinho. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 127–141. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56761

Edição

Seção

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas