Museus e o público escolar da Educação de Jovens e adultos
desafios e potencialidades vivenciadas com o Museu do Catetinho
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56761Palavras-chave:
Museus; Museu do Catetinho; Patrimônio Cultural; Educação de Jovens e Adultos; Educação PatrimonialResumo
Este artigo aborda vivências com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em museus, propondo o patrimônio cultural como ferramenta de promoção da cidadania. Reconhecendo os saberes deste público escolar específico, a pesquisa-ação ocorreu junto a uma escola pública do Distrito Federal, envolvendo docentes e discentes. Foram feitas rodas de conversas, entrevistas semi-estruturadas e observação, seguindo a proposta de reflexão, interação e ação. Na visita noturna ao Museu do Catetinho, foram oferecidas mediação na exposição, música ao vivo, oficinas artísticas e experiência de realidade virtual, sendo bem avaliada pelos participantes. Os resultados destacam os desafios enfrentados pela equipe escolar na implementação de programas de educação patrimonial com museus, evidenciado a necessidade de avanços nas políticas públicas que combatam a invisibilidade dos estudantes da EJA e promovam a acessibilidade cultural em museus. E apontam a relevância de abordar o patrimônio cultural museal focado na comunidade local, para fortalecimento de sujeitos críticos que exerçam plenamente a cidadania.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 20 mar. 2023
BRASIL. Lei n.º 13.005 de 25 de junho de 2014: aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 24 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Cultura. Política Nacional de Museus: memória e cidadania. Brasília, 2003. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/02/politica_nacional_museus_2.pdf Acesso em: 06 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto Brasileiro de Museus. Plano Museológico, instrumento de gestão dos museus: Decreto 8.124/13. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/museus-publico/formulario-de-visitacao-anual-fva/formulario-de-visitacao-anual-2023.pdf Acesso em: 20 dez. 2024
CABRAL, Magaly. Qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos nos museus brasileiros? Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 34, n. 55, p. 234-248, Dez/2021
COSTA, Sabrina Campos.O patrimônio cultural em sala de aula: abordagens interdisciplinares nos municípios paraenses. In: TOLENTINO, Átila (Org). Educação patrimonial: diálogos entre escola, museu e cidade. João Pessoa: IPHAN, 2014. p. 6-10
DANTAS, Vera Lúcia; LINHARES, Ângela Maria Bessa. Círculos de cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 73-78.
DEMARCHI, João Lorandi; NITO, Mariana Kimie da Silva. Educação e patrimônio cultural: crítica em curso. Revista CPC, São Paulo, v.17, n.34, p.133-147, set./dez. 2022. http://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p133-1471.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (ed). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.
DISTRITO FEDERAL. Lei n.º 4.920 de 21 de agosto de 2012. Dispõe sobre o acesso dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal ao patrimônio artístico, cultural, histórico e natural do Distrito Federal, como estratégia de educação patrimonial e ambiental. Brasília [2012]. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/72228/Lei_4920_21_08_2012.html Acesso em: 23 fev. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Subsecretaria do Patrimônio Cultural. Diretoria de Gestão dos Espaços Culturais. Gerência do Museu do Catetinho. Relatório anual de gestão. Brasília, 2019.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Currículo em movimento da educação básica: Educação de jovens e adultos. Brasília, 2014. Disponível em: <https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/cirriculo-movimento-eja.pdf>. Acesso em: 15 maio 2022.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Diretrizes operacionais na educação de jovens e adultos da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2. ed. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/03/diretrizes_eja_v5.pdf>. Acesso em: 15 maio 2022.
FLORÊNCIO, Sônia R. R. Educação patrimonial: algumas diretrizes conceituais. In: PINHEIRO, Adson Rodrigo S. (Org.). Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015. p. 21-30
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
Acesso em: 20 mar. 2023.
ICOM - International Council of Museums Brasil. Declaração de Santiago do Chile 1972: mesa-redonda de Santiago do Chile. Tradução: Marcelo M. Araújo e Maria Cristina Bruno. 1972. Disponível em: https://ceam2018.files.wordpress.com/2018/05/declaracao-icom-unesco-santiago-do-chile-1972.pdf Acesso em: 10 jan. 2023.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2. ed. Brasília, 2014.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Portaria nº 137, de 28 de abril de 2016: estabelece diretrizes de Educação Patrimonial no âmbito do Iphan e das Casas do Patrimônio. Diário Oficial da União, n. 81, 29 abr. 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Portaria_n_137_de_28_de_abril_de_2016.pdf Acesso em: 30 mar. 2023.
MARANDINO, Martha (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/10/MediacaoemFoco.pdf Acesso em: 21 ago. 2023.
MARTINS, Luciana Conrado (Org.). Que público é esse? formação de públicos de museus e centros culturais. São Paulo: Percebe, 2013.
PEDROSA, Artani Grangeiro da Silva. A flama inspiradora. Brasília, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zpNVRiIAsFmwSpkSGmEDURlReX2atDG7/view?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAab9Jtvz9IcwI77YufoNUYCJ12np21cwOk1iGHu9p7ULcm2FfmLa2DAKCXc_aem_YdC9mghpESekymV0k4Vghg Acesso em: 05 dez. 2024
PEDROSA, Artani Grangeiro da Silva. O Núcleo pioneiro de Brasília e suas presenças invisibilizadas: a narrativa do Museu do Catetinho. Memória em rede, UFPel, Pelotas RS, v. 16, n. 31, 2024. Dossiê Decolonizar museus e patrimônios: teorias e práticas. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rmr.v16i31.26653 Acesso em: 05 dez. 2024
REIS, Renato Hilário dos. A Constituição do ser humano: amor-poder-saber na Educação - Alfabetização de Jovens e Adultos. Brasília: Autores Associados, 2011.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, 2008.
VIANA, Uhelinton Fonseca; HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 31, p. 347-360, jul./dez. 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
