Sobre o que falamos quando o tema é crise climática?

análise de conversas emergidas em visitas de famílias à exposição Cambio Climático do Maloka (Bogotá, Colômbia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56296

Palavras-chave:

mudanças climáticas, museu de ciências, educação museal, educação ambiental, público familiar

Resumo

Neste artigo, nos debruçamos sobre as interações de 10 grupos familiares com a exposição Cambio Climático do Maloka (Bogotá, Colômbia) com o objetivo de mapear e analisar os tipos de conversas sobre crise climática ocorridas durante as visitas. Os resultados indicaram que a atuação dos mediadores e as propostas dos módulos da exposição, em conjunto, foram capazes de promover a educação ambiental e a conscientização para o consumo sustentável por meio de conversas sobre a crise climática, com destaque daquelas relativas aos conceitos biológicos. Entretanto, não identificamos conversas que abordassem algumas dimensões sociais e políticas importantes, tais como as injustiças climáticas e a necessidade de ações de mitigação e adaptação aos efeitos da crise à nível coletivo, e não apenas individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSOLI, Fernanda. O processo de apropriação da bioexposição “A célula ao alcance da mão” em um centro de ciências: desafios da mediação. Revista Ensaio. Belo Horizonte, vol. 15, n. 1, p. 155-174, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/wXy8vMSHNdxVd8kMvZqbbVv/ Último acesso: 28/11/2024.

CHAGAS, Mário. Museu de Ciência: assim é se lhe parece. In: MUSEU DA VIDA; MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (Orgs.) Caderno do Museu da Vida: O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Mast, p. 46-59, 2002. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/CadernosdoMuseudaVida2002002.pdf Último acesso: 28/11/2024.

COSTA, Edith Gonçalves; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Ciência & Educação. Bauru, vol. 27, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YXgySDyprZJXPQJg76T6fNn/ Último acesso: 28/11/2024.

CRUTZEN, Paul; STOERMER, Eugene. The "Anthropocene". Global Change Newsletter, vol. 41, p. 17-18, 2000.

DAVALLON, Jean. A Mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, n. 4, p. 4-37, 2007. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2100 Último acesso: 28/11/2024.

DICKMANN, Ivo; LIOTTI, Luciane Cortiano (Orgs.). Educação ambiental crítica: mudanças climáticas. Porto Alegre: Livrologia, 2024.

GRUZMAN, Carla; SIQUEIRA, Vera Helena F. de. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol., 6, n. 2, p. 402-423, 2007. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30907 Último acesso: 28/11/2024.

JIMÉNEZ, Patricia Aguillera. Los guías de los museos de ciencia como mediadores de la participación de los visitantes: el caso del Museo de la Luz. Tesis (máster en Comunicación de la ciencia y la cultura), Departamento de Estudios Socioculturales, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, Tlaquepaque, Jalisco, junio 2007. Disponível em: https://rei.iteso.mx/items/facd5322-e576-465c-ae45-8e38c22dbb05 Último acesso: 28/11/2024.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Analisando a dinâmica da Relação Museu-Educação-Formal. In: MUSEU DA VIDA; MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (Orgs.) Caderno do Museu da Vida: O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Mast, p, 16-25, 2002. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/CadernosdoMuseudaVida2002002.pdf Último acesso: 28/11/2024.

LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo: Editora 34, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8412734/mod_resource/content/2/LATOUR_Diante%20de%20Gaia.pdf Último acesso: 28/11/2024.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; LAYRARGUES,Philippe Pomier. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educação em Revista. Curitiba, Edição especial n. 3, p. 73-88, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/cy3gYL6yvvbtgHX4ZFGYXmx/ Último acesso: 28/11/2024.

LONKHUIJZEN, Dirceu Maurício Van et al. Educação Ambiental e museus: janelas epistemológicas do passado, presente e futuro. Interações. Campo Grande, vol. 23, n. 3, p. 617-634, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/RRH9BXCsZ3PjQz8FH9q6bZD/ Último acesso: 28/11/2024.

MALOKA. Acerca de. 2024. Disponível em: https://maloka.org/acerca-de/ Último acesso: 18/11/2024.

MARANDINO, Martha et al. Os usos da Teoria da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático para o estudo da educação em museus de ciências. Revista Labore Ensino de Ciências. Campo Grande, vol. 1, n. 1, p. 69-97, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4903529/mod_resource/content/1/Texto%202%20-%20TD%20e%20TAD.pdf Último acesso: 28/11/2024.

MCMANUS, Paulette M. Topics in museums and science education. Studies in Science Education. Leeds, GB, vol. 20, n. 1, p. 157-182, 1992. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057269208560007 Último acesso: 28/11/2024.

MORA, María del Carmen Sánchez. Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos museus de ciência. In: MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (orgs.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, p. 22-27, 2007. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/publicacoes/livros/734-tcc-41 Último acesso: 28/11/2024.

NADIR, Mohammed. Por uma análise das mudanças climáticas no Sul global: caso do Marrocos e do Brasil. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito. vol. 30, n. 1, p. 9–42, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/juris.v30i1.11667 Último acesso: 28/11/2024.

NOBRE, Carlos A.; REID, Julia; VEIGA, Ana Paula Soares. Fundamentos científicos das mudanças climáticas. São José dos Campos, SP: Rede Clima/INPE, 2012. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/05/nobre_reid_veiga_fundamentos_2012.pdf Último acesso: 28/11/2024.

ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL. Provisional State of the Global Climate 2023. [S.l.], 2023. Disponível em: https://wmo.int/publication-series/provisional-state-of-global-climate-2023 Último acesso: 28/11/2024.

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Relatório Anual 2023. Genebra: IPCC, 2023. Disponível em: https://openknowledge.fao.org/items/6612089c-7f12-43e6-8da8-ddbe83122caf Último acesso: 28/11/2024.

SILVA, Camila Silveira da; OLIVEIRA, Luiz Antonio Andrade de. Mediadores de centros de ciências e os seus papéis durante as visitas escolares. Revista Ensaio. Belo Horizonte, vol. 13, n. 2, p. 47, 64, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XDdQpcw6prSsP6B7npZ7Hkt/ Último acesso: 28/11/2024.

SILVA, Douglas Falcão. Padrões de Interação e Aprendizagem em Museus de Ciências. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Ciências Biomédicas, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro/RJ, 1999. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/padroes-de-interacao-e-aprendizagem-em-museus-de-ciencias Último acesso: 28/11/2024.

SILVA, Minelle Enéas da; GOMEZ, Carla Regina Pasa. Consumo Consciente: o papel contributivo da educação. REUNA, Belo Horizonte, vol.15, n. 3, p. 43-54, 2010. ISSN 1518 3025 Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/162 Último acesso: 28/11/2024.

TOMAIO, Irineu; GOMES, Giselly; WILLMS, Elni Elisa. Processos formativos em educação ambiental com foco na crise climática: algumas vivências. Ciência Geográfica. Bauru, vol. 24, n. 4, p. 1932-1948, 2020. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-19.pdf Último acesso: 28/11/2024.

TRUJILLO, Antonio (Ed.). Maloka: 25 años inspirando mentes - Volume 1. Transformando desde la ciencia y las empresas. Bogotá: Editorial la República S.A.S., 2023. Disponível em: https://maloka.org/noticias/maloka-25-anos-inspirando-mentes-descargar-libro/ Último acesso: 28/11/2024.

VALENTE, Maria Esther Álvarez. Da dimensão à função educativa no museu: algumas incursões. In: COSTA, A. F. et al (org.) O Lugar da Educação no Museu: Museu de Ideias, [edição 2017]. Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, p. 41-48, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mast/pt-br/imagens/publicacoes/2017/o-lugar-da-educacao-nos-museus-museu-de-ideias-edicao-2017-2.pdf Último acesso: 28/11/2024.

VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; ALVES, Fátima. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. vol. 12, suplemento, p. 183-203, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/8kBtsgnNggwkjCVYwwFCsGS/ Último acesso: 28/11/2024.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Azevedo Lacerda, L. D., Massarani, L., Ribeiro, A., & Falla Morales, S. (2025). Sobre o que falamos quando o tema é crise climática? análise de conversas emergidas em visitas de famílias à exposição Cambio Climático do Maloka (Bogotá, Colômbia). Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 210–235. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56296

Edição

Seção

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas