Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Palavras-chave:

Bacharelado em Museologia; Universidade Federal de Pelotas; Exposição museológica; Exposições curriculares; Comunicação museológica.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar considerações acerca do processo de elaboração das exposições curriculares do Curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ao longo de seus 16 anos de existência. Neste artigo, serão desenvolvidas questões teórico-metodológicas sobre a caracterização das exposições museológicas e curriculares, seus processos de formação e experimentações fundamentados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Igualmente serão abordados os desafios do processo de concepção e execução de exposições curriculares, tais como recursos, prazos e espaços utilizados. É importante frisar que neste trabalho serão abordadas as inserções das disciplinas de Expografia, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a exemplo de como foram concebidas, como se transformaram, como são hoje e as intersecções com a extensão. Propõe-se apresentar um compilado das exposições realizadas, suas características e os desafios encontrados, sobretudo em tempos pandêmicos, mas igualmente as superações dos problemas.

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Biografia do Autor

Daniel Maurício Viana de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pelo Programa de PPGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa (2016). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de PPGCI- IBICT/UFF (2007). Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004). Professor do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Coordenador do MuDI - Museu Diários do Isolamento. Atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia. Dedica-se a estudos vinculados à Museus, Ciência, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência e Teoria da Sociedade do Espetáculo.

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-UFF) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Universidade Federal de Pelotas, desde 2008, onde atua como professor do Curso de Museologia, e docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, na mesma Universidade. Tem experiência na área de Museologia, com enfoque nos processos de musealização do patrimônio arqueológico. Atualmente desenvolve trabalhos e orienta pesquisas na área de Gestão e Comunicação em Museus, notadamente de acervos arqueológicos e etnográficos. 

 

 

Sarah Maggitti Silva, Universidade Federal de Pelotas

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde o ano de 2008, com habilitação em Museus de Arte e História. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Profissional inscrita no Conselho Regional de Museologia (COREM 3ª.R/RS). Atualmente é professora do Curso de Bacharelado em Museologia e desenvolve atividade de docência, junto ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPEL), alicerçada nos princípios que regem a Educação e a Museologia, contribuindo para a construção da cidadania, por meio da difusão e da preservação da cultura, do patrimônio e da memória. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Conservação Preventiva, Documentação Museológica, Expografia e Educação para o Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Preservação e Memória Social.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Maurício Viana de Souza, D. ., Lemos Ribeiro, D., & Maggitti Silva, S. (2023). Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 64–76. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil