Exposições curriculares do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46413Palavras-chave:
Bacharelado em Museologia; Universidade Federal de Pelotas; Exposição museológica; Exposições curriculares; Comunicação museológica.Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar considerações acerca do processo de elaboração das exposições curriculares do Curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ao longo de seus 16 anos de existência. Neste artigo, serão desenvolvidas questões teórico-metodológicas sobre a caracterização das exposições museológicas e curriculares, seus processos de formação e experimentações fundamentados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Igualmente serão abordados os desafios do processo de concepção e execução de exposições curriculares, tais como recursos, prazos e espaços utilizados. É importante frisar que neste trabalho serão abordadas as inserções das disciplinas de Expografia, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a exemplo de como foram concebidas, como se transformaram, como são hoje e as intersecções com a extensão. Propõe-se apresentar um compilado das exposições realizadas, suas características e os desafios encontrados, sobretudo em tempos pandêmicos, mas igualmente as superações dos problemas.
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