Nas trilhas digitais: um passeio virtual pelo museu do sertão em Petrolina-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45292

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Museu virtual; Educação; Comunicação.

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência de uma visita realizada ao Museu Virtual do Sertão com discentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES), da rede privada, no município de Juazeiro – Bahia. O texto tem a finalidade de discutir a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem a distância, nesse contexto pandêmico. Durante a visita, foi expressado pelas estudantes surpresa ao visualizarem o museu virtual e os objetos expostos e, além disso, é possível afirmar que há desconhecimento sobre a instituição em Petrolina, e consequentemente os objetos, histórias e memórias sobre a cidade. Confirma-se que para o processo de ensino aprendizagem das discentes foi bastante satisfatório, uma vez que, as mesmas mencionaram sobre as possibilidades de temáticas a serem trabalhadas a partir do Museu do Sertão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; Apresentação In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

BACCEGA, M. A. (2009). Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, 14(3), 19-28. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28. Acesso em 5 de nov. 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre, 2018. Disponível em: < https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf>

BATISTA, Simone Rodrigues. Um diálogo entre comunicação e educação: A formação inicial de professores em sociedades midiáticas. Tese de Doutorado. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082012-095218/publico/SIMONE_RODRIGUES_BATISTA.pdf>

BERGMANN, Jonathan; Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem/ Jonathan Bergman; Aaron Sams; tradução Afonso Celso da Cunha Serra- 1° ed- Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CASTELLAR, Sônia M. Vanzella (org.). Metodologias Ativas: Introdução. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2016. PDF.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: A linguagem em movimento/ Adilson Odair Citelli. - São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2000.

CÓRDOVA, Peixoto Fernanda; SILVEIRA, Tolfo Denise; GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (ORGS). Métodos De Pesquisa. Editora UFRGS, 1ª edição, Rio Grande do sul. 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2021.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumam; Os princípios das metodologias ativas de ensino: Uma abordagem teórica. IN: Revista Thema, volume 14, n° 1, p.268 a 288, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 128p.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo; Métodos de Pesquisa/ [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/ UFRGS e pelo curso de Graduação Tecnológia Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural da SEAD/ UFRGS. - Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GOMES, Romeu; A Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa, IN: Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade/ Suely ferreira Deslandes, Otávio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora)- Petropólis, Rj, Vozes, 1994.

HENRIQUES, Rosali; Os museus virtuais: Conceitos e considerações. IN: Cadernos de Sociomuseologia (vol. 55) nº 12 -2018.

JUNIOR, Carlos Roberto da silva. Sala de aula invertida, por onde começar? Agosto, 2020. Disponível em: <https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf>. Acesso em: 12 de nov. 2021.>

KAPLÚN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação Paradigma informacional impede o diálogo, base da apropriação do conhecimento, transformando educação a distância em (in)comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, (141: 68 a 75, jan./abr. 1999.

LACERDA, Murilo Santos; Educação e museus: Prática pedagógica para educação informal. IN: Simpósio. 2013.

LIVRAMENTO, Magda Ugione do; Ampliando meu repertório vivencial e entrando no museu. In:LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (orgs.). São Paulo: Papirus, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. Tradução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, Antônio Pedro; Fundamentos Teóricos Das Técnicas de Investigação Qualitativa; IN: Revista Lusófona de Educação, 40, 139-153, 2018.

MORÁN, José; Mudando a educação com metodologias ativas. IN: [Coleção Mídias contemporâneas. Convergências midiáticas. Educação e Cidadania: Aproximações jovens. Vol II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs). PG.: Foco Foto-Proe/UEPG,2015.

MORÁN, José; Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

RODRIGUES, Luzia Mara Lima. Inovação pedagógica: caminhos para uma educação para todos e para cada um. Disponível em <https://diversa.org.br/artigos/inovacao-pedagogica-caminhos-para-uma-educacao-para-todos-e-para-cada-um/>

SALES, Mary Valda Souza; KENSKI, Vani Moreira; Sentido da Inovação em Suas Relações com a Educação e as Tecnologias; IN: Ver. FAAEBA-Ed. E Contemp. Salvador, v.30, n 64, p.19-35, out/dez.2021.

ULIANO, kelly C. Machado Luiz. Tecnologia digital de informação e comunicação (tdic) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. FLORIANÓPOLIS 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169814/TCC_Uliano.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

VALENTE, José Armando; A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em mídialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich e José Moran (orgs). – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

WIEBUSCH, Andress; LIMA, Valderez Marina do Rosário; Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico Innovation in pedagogical practices in the Higher Education: possibilities to promote the academic engagement.2018. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14662/2/Inovacao_nas_praticas_pedagogicas_no_Ensino_Superior_possibilidades_para_promover_o_engajamento.pdf. Acesso em: 08 de mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Santana, E. E. de, Costa, E. B., de Almeida, L. C., & Texeira de Castro, R. R. (2023). Nas trilhas digitais: um passeio virtual pelo museu do sertão em Petrolina-PE: . Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 318–331. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45292