Para além das fichas

falando sobre documentação de acervos museológicos em sala de aula

Autores

  • Juliana Monteiro Creative Commons Brasil

Palavras-chave:

Ensino profissionalizante, Documentação, Museus

Resumo

Falar de documentação de acervos museológicos em sala de aula é uma tarefa que demanda criatividade e constante articulação entre conceitos básicos, como o de objeto-documento, às práticas cotidianas de um museu. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem sobre o tema ganha, de muitas formas, se realizado a partir de exploração teórica de fundamentos introdutórios e realização de exercícios pautados em situações-problema. Porém, é válido ressaltar que abordar o tema em sala de aula também implica um olhar atento às questões contemporâneas, como as que são trazidas por perspectivas mais inclusivas, democráticas e não centradas na escrita como ferramenta básica de registro. É partir de tal cenário que o presente artigo busca apresentar os caminhos percorridos até agora em dois componentes curriculares que tratam da documentação de acervos museológicos no âmbito do curso técnico estadual de Museologia da ETEC Parque da Juventude, em São Paulo. Para tanto, foi adotada uma metodologia exploratória, baseada principalmente em observações empíricas extraídas do cotidiano da docência, com vistas a compartilhar impressões e aprendizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRIET, Suzanne. What is Documentation?. EUA: Scarecrow Press, 2006. 72 p.

CERÁVOLO, Suely Moraes. Tecendo interfaces teóricas e metodológicas por sobre o conceito museologia: o exercício de uma tese. In: SANTOS, Claudia Penha dos; GRANATO, Marcos; LOUREIRO, Maria Lucia de N. M. (Orgs.). Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas, Rio de Janeiro: MAST, 2009. p. 7-24. (MAST Colloquia; 11).

CONSELHO Internacional de Museus (ICOM). Código de Ética do ICOM para Museus: versão lusófona. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2009. 31 p.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Eds.). Conceitos-chave de Museologia. ICOM, Armand Colin, 2010. 90 p. Disponível em: < http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf>. Acesso em: 2021-11-23.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (Orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, FAPERJ e UNI-RIO, 2003. p. 56-77.

HOULIHAN, Mike. Foreword. In: MUSEUM Documentation Association. SPECTRUM 3.2. Disponível em: https://www.museumswesen.smwk.sachsen.de/download/spectrum-3-1.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

LUND, Niels Windfeld. Document theory. Annual Review of Information Science and Technology, v. 43, n. 1, 2009, p. 1-55. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/aris.2009.1440430116/full. Acesso em: 23 nov. 2021.

MENESES, Ulpiano Teixeira Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista: história e cultura material. São Paulo. v. 2, p. 9-42, jan./dez. 1994.

MENSCH, Peter Van. The object as data carrier. In: ______. Towards a methodology of Museology. Zagreb, 1992. Tese (Doutorado em Museologia) - Universidade de Zagreb, 1992. Disponível em: https://emuzeum.cz/admin/files/Peter-van-Mensch-disertace.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2021.

MONTEIRO, Juliana. Documentação em museus e objeto-documento: sobre noções e práticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/D.27.2014.tde-22012015-105632. Acesso em: 22 nov. 2021.

OTLET, Paul. Traité de Documentation - Le Livre sur le Livre - Théorie et Pratique.

Bruxelles: Mundaneum, Palais Mondial. 1934. 452 p. Disponível em: <http://lib.ugent.be/fulltxt/handle/1854/5612/Traite_de_documentation_ocr.pdf>.

Acesso em: 08 abr.2022.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Monteiro, J. (2022). Para além das fichas: falando sobre documentação de acervos museológicos em sala de aula. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 63–74. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/42791

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi