Para além das fichas: falando sobre documentação de acervos museológicos em sala de aula
speaking about museum documentation in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.42791Palavras-chave:
Ensino profissionalizante, Documentação, MuseusResumo
Falar de documentação de acervos museológicos em sala de aula é uma tarefa que demanda criatividade e constante articulação entre conceitos básicos, como o de objeto-documento, às práticas cotidianas de um museu. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem sobre o tema ganha, de muitas formas, se realizado a partir de exploração teórica de fundamentos introdutórios e realização de exercícios pautados em situações-problema. Porém, é válido ressaltar que abordar o tema em sala de aula também implica um olhar atento às questões contemporâneas, como as que são trazidas por perspectivas mais inclusivas, democráticas e não centradas na escrita como ferramenta básica de registro. É partir de tal cenário que o presente artigo busca apresentar os caminhos percorridos até agora em dois componentes curriculares que tratam da documentação de acervos museológicos no âmbito do curso técnico estadual de Museologia da ETEC Parque da Juventude, em São Paulo. Para tanto, foi adotada uma metodologia exploratória, baseada principalmente em observações empíricas extraídas do cotidiano da docência, com vistas a compartilhar impressões e aprendizados.
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