Por uma educação museal militante pela vida

reflexões sobre museus, ciências e memória LGBT

Autores

  • Karlla Kamylla Passos dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Camila Azevedo de Moraes Wichers Universidade Federal de Goiás
  • Paula Cristina de Almeida Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41423

Palavras-chave:

Museologia LGBT, Educação museal, Museus de Ciências, Memória, Públicos

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre museus, ciências e memória LGBT. A partir de uma ação educativa voltada a memória LGBT no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realizada na Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 2021. Essa atividade surgiu da provocação de Jean Baptista e Tony Boita (2014), sobre os museus não atrelarem os dias 18 e 17 de maio, Dia Internacional de Museus e contra a homo/trans/bifobia, respectivamente. No mês seguinte, o MAST organizou uma publicação-convite por museus engajados na luta pela vida das pessoas LGBT, no Instagram e Facebook, que gerou muitos comentários. Evidência de como esse tema é compreendido como “fora de contexto” e “militância” por algumas pessoas, não sem a resistência de outras que compreendem o papel das ciências na luta pela vida, o que torna o MAST mais um espaço profícuo para a Museologia LGBT. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Azevedo de Moraes Wichers, Universidade Federal de Goiás

Doutora e Mestra em Arqueologia (MAE/USP), Doutora em Museologia (ULHT-PT) e graduada em História (USP). Docente do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: camilamoraes@ufg.br . ORCID http://orcid.org/0000-0002-8996-7183. Link para acessar o lattes: http://lattes.cnpq.br/1268440854810735

Paula Cristina de Almeida Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestra e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG) e graduada em Direito (PUC-GO). E-mail: paula.cristina.de.a.silva@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4502-9646

Referências

BAPTISTA, Jean; BOITA, Tony. Protagonismo LGBT e museologia social: uma abordagem afirmativa aplicada à identidade de gênero. Cadernos do CEOM - Ano 27, n. 41 - Museologia Social. 2014.

BAPTISTA, Jean; BOITA, Tony.; MORAES WICHERS, Camila A. de. O que é Museologia LGBT?. Revista Memórias LGBT, v.7, p. 4 - 9, 2020. Disponível em https://memoriaslgbt.wpcomstaging.com/edicao-atual/ Acesso em 01 out. 2021.

BRASIL. LEI Nº 11.904, 14 de janeiro de 2009. Estatuto de Museus. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm>. Acesso: 11 de jul. 2015.

CASTRO, Thainá. Ensino em Museologia e problemáticas metodológicas para uma Museologia LGBT: caminhos para uma política de acervos no Museu da Diversidade Sexual. Revista Memórias LGBT Expediente Ano 7 – ed. 12. 2020.

GIOVANAZ, Marlise. Experiências do Curso de Museologia da UFRGS no Universo LGBT. Revista Memórias LGBT Expediente Ano 7 – ed. 12. 2020.

HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu (5) 1995: p. 07-41.

MORAES WICHERS, Camila A. de. Museus e Antropofagia do Patrimônio Arqueológico: (des) caminhos da prática brasileira. Tese de Doutoramento em Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2010.

MORAES WICHERS, Camila A. de. Museologia, feminismos e suas ondas de renovação. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 7, nº13, 2018.

PASSOS DOSSANTOS, Karlla Kamylla; KUNZLER, Josiane; CAZELLI, Sibele; ELIAS, Simone Santana Rodrigues. Inclusão no Mast: formação em acessibilidade cultural em tempos de pandemia. In: ROCHA, Jessica Norberto (org.). Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

SANTOS, Suzy da Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: Estudo Exploratório de Possibilidades Museológicas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Museologia. São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Passos dos Santos, K. K., Moraes Wichers, C. A. de, & de Almeida Silva, P. C. (2022). Por uma educação museal militante pela vida: reflexões sobre museus, ciências e memória LGBT. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(21), 79–91. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41423

Edição

Seção

Dossiê Museus e Museologia LGBT