Por uma educação museal militante pela vida
reflexões sobre museus, ciências e memória LGBT
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41423Palavras-chave:
Museologia LGBT, Educação museal, Museus de Ciências, Memória, PúblicosResumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre museus, ciências e memória LGBT. A partir de uma ação educativa voltada a memória LGBT no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realizada na Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 2021. Essa atividade surgiu da provocação de Jean Baptista e Tony Boita (2014), sobre os museus não atrelarem os dias 18 e 17 de maio, Dia Internacional de Museus e contra a homo/trans/bifobia, respectivamente. No mês seguinte, o MAST organizou uma publicação-convite por museus engajados na luta pela vida das pessoas LGBT, no Instagram e Facebook, que gerou muitos comentários. Evidência de como esse tema é compreendido como “fora de contexto” e “militância” por algumas pessoas, não sem a resistência de outras que compreendem o papel das ciências na luta pela vida, o que torna o MAST mais um espaço profícuo para a Museologia LGBT.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Jean; BOITA, Tony. Protagonismo LGBT e museologia social: uma abordagem afirmativa aplicada à identidade de gênero. Cadernos do CEOM - Ano 27, n. 41 - Museologia Social. 2014.
BAPTISTA, Jean; BOITA, Tony.; MORAES WICHERS, Camila A. de. O que é Museologia LGBT?. Revista Memórias LGBT, v.7, p. 4 - 9, 2020. Disponível em https://memoriaslgbt.wpcomstaging.com/edicao-atual/ Acesso em 01 out. 2021.
BRASIL. LEI Nº 11.904, 14 de janeiro de 2009. Estatuto de Museus. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm>. Acesso: 11 de jul. 2015.
CASTRO, Thainá. Ensino em Museologia e problemáticas metodológicas para uma Museologia LGBT: caminhos para uma política de acervos no Museu da Diversidade Sexual. Revista Memórias LGBT Expediente Ano 7 – ed. 12. 2020.
GIOVANAZ, Marlise. Experiências do Curso de Museologia da UFRGS no Universo LGBT. Revista Memórias LGBT Expediente Ano 7 – ed. 12. 2020.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu (5) 1995: p. 07-41.
MORAES WICHERS, Camila A. de. Museus e Antropofagia do Patrimônio Arqueológico: (des) caminhos da prática brasileira. Tese de Doutoramento em Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2010.
MORAES WICHERS, Camila A. de. Museologia, feminismos e suas ondas de renovação. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 7, nº13, 2018.
PASSOS DOSSANTOS, Karlla Kamylla; KUNZLER, Josiane; CAZELLI, Sibele; ELIAS, Simone Santana Rodrigues. Inclusão no Mast: formação em acessibilidade cultural em tempos de pandemia. In: ROCHA, Jessica Norberto (org.). Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.
SANTOS, Suzy da Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: Estudo Exploratório de Possibilidades Museológicas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Museologia. São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.