Por uma educação museal militante pela vida

reflexões sobre museus, ciências e memória LGBT

Autores

  • Karlla Kamylla Passos dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Camila Azevedo de Moraes Wichers Universidade Federal de Goiás
  • Paula Cristina de Almeida Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41423

Palavras-chave:

Museologia LGBT, Educação museal, Museus de Ciências, Memória, Públicos

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre museus, ciências e memória LGBT. A partir de uma ação educativa voltada a memória LGBT no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realizada na Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 2021. Essa atividade surgiu da provocação de Jean Baptista e Tony Boita (2014), sobre os museus não atrelarem os dias 18 e 17 de maio, Dia Internacional de Museus e contra a homo/trans/bifobia, respectivamente. No mês seguinte, o MAST organizou uma publicação-convite por museus engajados na luta pela vida das pessoas LGBT, no Instagram e Facebook, que gerou muitos comentários. Evidência de como esse tema é compreendido como “fora de contexto” e “militância” por algumas pessoas, não sem a resistência de outras que compreendem o papel das ciências na luta pela vida, o que torna o MAST mais um espaço profícuo para a Museologia LGBT. 

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Biografia do Autor

Camila Azevedo de Moraes Wichers, Universidade Federal de Goiás

Doutora e Mestra em Arqueologia (MAE/USP), Doutora em Museologia (ULHT-PT) e graduada em História (USP). Docente do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: camilamoraes@ufg.br . ORCID http://orcid.org/0000-0002-8996-7183. Link para acessar o lattes: http://lattes.cnpq.br/1268440854810735

Paula Cristina de Almeida Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestra e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG) e graduada em Direito (PUC-GO). E-mail: paula.cristina.de.a.silva@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4502-9646

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Passos dos Santos, K. K., Moraes Wichers, C. A. de, & de Almeida Silva, P. C. (2022). Por uma educação museal militante pela vida: reflexões sobre museus, ciências e memória LGBT. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(21), 79–91. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41423

Edição

Seção

Dossiê Museus e Museologia LGBT