A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.41422Palavras-chave:
Documentação Museológica, Documentação Museológica no curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gestão de acervos, extensão universitária, indissociabilidade ensino, pesquisa e extensãoResumo
O artigo propõe analisar como o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem atuado na formação de habilidades e competências do profissional museólogo voltadas a temas da documentação museológica. O processo teórico-metodológico tem sido exercido a partir da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentado em duas experiências extensionistas: o programa Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias (2017- atual) e o projeto Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS (2018 - atual). Propõe-se, com essas experiências, que os discentes tenham autonomia para diagnosticar e propor estratégias e procedimentos que visem a preservação e difusão de referências culturais, tornando-se multiplicadores do acesso ao patrimônio cultural e da democratização da informação gerada a partir desses bens.
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