Tecnologia e mediação interativa

uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação

Autores

  • Marcelo Hugo Freitas Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Priscilla Arigoni Coelho

Palavras-chave:

Museologia, Comunicação, Mediação Interativa, Tecnologia, Psicologia da Educação

Resumo

Resumo

O artigo tem o objetivo de refletir o uso de mecanismos tecnológicos mediadores nos espaços expositivos e a sua contribuição nos processos de aprendizagem, tomando como base o dispositivo utilizado no Projeto “A Voz da Arte”, ocorrido em 2017, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Pensar em tecnologia e mediação é proporcionar ao público uma autonomia e uma inter-relação com o espaço, expandindo as possibilidades e ampliando a comunicação, o que não é possível apenas com uso de recursos textuais. Talvez seja o momento de pensarmos uma Museologia contemporânea que articule com a tradicional, pactuada nos elementos, tornando-se propícia a avivar seu papel social e educacional. Por meio de levantamento bibliográfico e entrevista, foi possível concluir que o público entusiasmou-se pelo recurso tecnológico ao possibilitar uma interação e uma comunicação dinâmica, sendo assim, visa-se refletir ações estratégias de difusão e incentivo das tendências tecnológicas interativas e cognitivas nas exposições.

Palavras-chave: Museologia; Comunicação; Mediação Interativa; Tecnologia; Psicologia da Educação.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Freitas Silva, M. H., & Arigoni Coelho, P. (2021). Tecnologia e mediação interativa: uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 68–92. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37323

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital