Museu Kanindé

Fórum de Conhecimentos a Ancestralidade Indígena

Autores

  • Suzenalson da Silva Santos

Palavras-chave:

Museologia Nativa. Ancestralidade. Resistência Étnica. Povo Kanindé, CE.

Resumo

Nos últimos anos, o povo indígena Kanindé tem atuado na apropriação de um processo museológico, protagonizando a construção de  um museu,  um espaço de memória e centro de documentação em seu território onde este espaço tem  assumido um importante papel na luta e resistências do povo ao se constituírem em um potente espaço de reivindicação de uma educação diferenciada, de valorização dos processos tradicionais de transmissão de conhecimento, de afirmação étnica, de construção de autorrepresentação e contra narrativas, de produção, difusão cultural e de luta pela demarcação do território, produzindo um processo de autonomia. Atualmente o envolvimento do povo Kanindé nesse projeto de construção de um espaço específico que represente a sua cultura, tem sido em torno de uma consciência sobre a importância de se preservar seus ritos, saberes, fazeres e ecossistemas presentes em seu território. O presente trabalho pretende demonstrar as experiências que se entrelaçam diretamente aos processos museológicos próprios dos Kanindé em Aratuba no Ceará em busca do direito a uma memória indígena preservada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

FEITOSA, Padre Neri; MARTINS, Raimundo Nonato Pereira. Canindé: Gráfica e Editora Canindé, 2011.

FREIRE, José Ribamar Bessa. A descoberta dos museus pelos índios. In: Cadernos de etnomuseologia. Nº 01. Rio de Janeiro Estado do Rio de Janeiro, 1998, p. 5-29.

GOMES Alexandre Oliveira; VIEIRA NETO, João Paulo. Museu e Memória Indígena no Ceará: Uma proposta em construção. Fortaleza: SECULT, 2009.

GOMES Alexandre Oliveira. Aquilo é uma coisa de índio: objetos, memoria e etnicidade entre os kanindé no Ceará. Recife. 2011. p. 78 a 95.

MUSEUS E MEMÓRIA INDÃGENA NO CEARÁ: a emergência étnica entre lembranças e esquecimentos. In: PALITOT, Estevão Martins (Org.). Na mata do sabiá. Contribuições sobre a presença indígena no Ceará. Fortaleza: Museu do Ceará/Imopec, 2009a, p. 367-391.

OS CABOCLOS DE MONTEMOR. In: Revista do Instituto Histórico do Ceará. Fortaleza: Editora do Instituto Histórico do Ceará, 1916, p. 279-302.

NERI, Padre. Origens do Canindé. Escolar e turístico. Canindé: Instituto memória de Canindé, 2002.

PINHEIRO, Francisco José. História do conflito. Os povos nativos e os europeus no Ceará. 2002. p. 37-48.

PUNTONI, Pedro. A guerra dos bárbaros. Povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: HUCITEC: Editora da USP: FAPESP, 2002.

SILVA, Isabelle Braz Peixoto da. O Relatório Provincial de 1863. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2009.

VARINE, Hugues de. 2012. As Raízes do Futuro: O Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento Local. Tradução de Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

da Silva Santos, S. (2021). Museu Kanindé: Fórum de Conhecimentos a Ancestralidade Indígena. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 52–59. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36178