Os museus virtuais e a pandemia do covid 19

a experiência do Museu da Pessoa

Autores

Palavras-chave:

Museu Virtual, Museu da Pessoa, Pandemia, Covid 19, Exposições

Resumo

Resumo: A pandemia do COVID-19 trouxe às instituições culturais grandes desafios. No caso dos museus, um dos principais foi a necessidade de repensar atividades e estruturas de forma a oferecer ao público ações mesmo com "portas fechadas". Este artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de interação que o universo virtual apresenta às instituições museológicas. Partindo de conceitos primordiais, como o de museu virtual enquanto espaço de mediação cultural na web, os autores analisam a atuação do Museu da Pessoa no período pré pandemia e no decorrer da mesma, com a campanha Diário para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosali Henriques, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na linha de pesquisa Memória e Patrimônio. Bolsista de pós-doutoramento em História na Universidade de Coimbra no ano letivo de 2018/2019. Doutoranda em História pela Universidade Nova de Lisboa, em cotutela com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursou especialização em Arquivologia pelo IEB/USP, em Museologia pela Escola de Sociologia e Política e em Ensino de Artes Visuais pela EBA/UFMG. Sócia-fundadora do Museu da Pessoa, onde atuou diretamente por 16 anos nas áreas de pesquisa, museologia e como coordenadora do acervo. Foi vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Memória, Cultura e Cidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PPGCOM/UFJF. Atualmente é consultora em museologia do Museu da Pessoa e assistente editorial da revista Lócus. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nas seguintes áreas: museologia, memória, museu virtual e historiografia. Áreas de interesse: memória, história, museologia e redes sociais.

Lucas Ferreira de Lara, Museu da Pessoa

É formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em História Social pela mesma instituição. É gestor cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Possui experiência nas áreas de História Oral, Acervo Multimídia e Museologia, tendo atuado no Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo) e no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Atualmente é Diretor de Museologia do Museu da Pessoa. Dedica-se a pesquisas em Gestão Cultural, História Oral, Museologia Social e Museus Virtuais.

Referências

AKSOY, Suay. Museums will move on: message from ICOM President Suay Aksoy. ICOM 2020. Disponível em: https://icom.museum/en/news/museums-will-move-on-message-from-icom-president-suay-aksoy/ Acesso em 17/12/2020.

BATTRO, António. Aprender hoy. Del museo imaginario al museo virtual. La Nacion. 29 de agosto de 1999. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/opinion/del-museo-imaginario-al-museo-virtual-nid151411/ Acesso em 16/12/2020

BELLIDO GANT, Maria Luísa. Artes, museos y nuevas tecnologías. Gijón: Trea, 2001.

BRUNELLI, Felipe do Amaral; LARA, Lucas Ferreira de. Museus na internet, internet nos museus: um olhar sobre a atuação na Web de museus e institutos culturais de exposições em São Paulo. Trabalho de conclusão de curso apresentado para a Pós-Graduação em Gestão Cultural. Centro de Pesquisa e Formação – SESC São Paulo, 2019. p. 37.

BRUNO, Cristina; ARAUJO, Marcelo. Exposição museológica: uma linguagem para o futuro. Comunicação no Colóquio do ICOFOM/89. XV Conferência Geral de Museus do ICOM, 1989.

CADAVEZ, Cândida. Nem só da COVID-19 é a culpa: museus e comunidades – considerações sobre novas (re)definições e fruições. In: MAGALHÃES, Fernando; COSTA, Luciana Ferreira da; HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Francisca; CURSINO, Alan (org). Museologia e Património. Vol 3. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Politécnico de Leiria, 2020.p. 72-106.

CHAVES, Rafael Teixeira. Cibermusealização: estudo de caso do Museu Virtual das Coisas Banais da Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de mestrado em Museologia e Patrimônio. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2018. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-equipamentos-culturais-brasileiros-tic-cultura-2018/ Acesso em 30/12/2020

DELOCHE, Bernard. Le musée virtuel: vers un éthique des nouvelles images. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.

GILLESPIE, Thom. Brazil´s Museum of the Person. Café Technos: Quarterly for Education and Technology, June 22, 1999. Disponível em http://www.mediajazz.com/museum/article.html. Acesso em 18/10/2020.

HENRIQUES, Rosali M.N. Memória, museologia e virtualidade: um estudo sobre o Museu da Pessoa. Dissertação de Mestrado em Museologia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2004.

LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: Defining Cybermuseology’s Subject of Study. ICOFOM Study Series, ISS, Paris, v. 43, p. 237-241, 2015.

MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.

MOUTINHO, Mário. Museus e Sociedade: reflexões sobre a função social do Museu. Monte Redondo: Museu Etnológico Monte Redondo, 1989. (Cadernos de Património, 5).

VELTMAN, Kim. Les répe/rcussions des nouveux médias. L´Avenir des musées: colloque, Musée du Louvre, 2000. Paris: Réunion des Musées Nationaux/Musée du Louvre, 2001.

WORCMAN, Karen; HENRIQUES, Rosali. Curadoria colaborativa: uma experiência digital do Museu da Pessoa. Observatório. Vol.3, nº4, agosto de 2017.p. 57-73. Disponível em http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p57. Acesso em 16/12/2020.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Henriques, R., & Ferreira de Lara, L. (2021). Os museus virtuais e a pandemia do covid 19: a experiência do Museu da Pessoa. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 209–220. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35924

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital