Perspectivas da sociedade da informação

abordagem cultural e cenários cotidianos

Autores

  • Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares

Palavras-chave:

Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. Sociedade em rede. Economia baseada no conhecimento. Cibercultura.

Resumo

Apresenta a informação no centro da sociedade contemporânea, sob seis perspectivas propostas por Frank Webster em 1995: econômica, espacial, ocupacional,  tecnológica, cultural e do conhecimento. O texto tem início com a evolução de algumas locuções que surgiram para descrever a natureza da era da informação e revela que a expressão Sociedade da Informação incluiu e encapsulou todas as locuções parciais anteriores. O objetivo principal da pesquisa foi contextualizar a perspectiva cultural da Sociedade da Informação concomitantemente com as demais abordagens. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, a fim de explorar e ampliar a revisão de literatura realizada por Webster com o propósito de criar os cenários da Sociedade da Informação aprimorados nos vários ângulos. A pesquisa conclui que a compreensão da Sociedade da Informação em cada uma das perspectivas evidencia aspectos da vida cotidiana indiscutivelmente dependente da informação e do conhecimento, que mudaram permanentemente o modo de viver.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Araujo de Rezende Alvares, L. M. (2021). Perspectivas da sociedade da informação: abordagem cultural e cenários cotidianos. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 20–38. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35866

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital