José Saramago, patrimônio e memória

um legado de rebeldia e irreverência

Autores

  • Gislene Teixeira Coelho Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Palavras-chave:

Literatura, Memória, Representação, Desmonumento, José Saramago

Resumo

 Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre a literatura, as representações da memória e o desmonumento, destacando um exercício de crítica e irreverência literária em direção às representações monumentais e monumentalizadas. Para tanto, vale-se de peças imponentes e monumentais do discurso histórico e mnemônico português e das obras Memorial do Convento e Viagem a Portugal, de José Saramago, que recepcionam, em igual medida e valor, a tradição monumental e histórias interditas, menorizadas e esquecidas. Salientar-se-á a herança político-ideológica dos emblemáticos anos 1940, em que identidade, memória e monumento se conjugam para fundamentar um discurso grandiloquente de nação, história e nacionalidade, com notórios eventos político-culturais a fim de preservar, honrar e perpetuar o passado português.  Como resposta a esse legado, sobretudo a partir das duas últimas décadas do século XX, a literatura portuguesa contemporânea, representada por Saramago, suspende a autoridade dos registros mnemônicos oficiais, enfrentamento o poder do discurso empreendedor da totalidade, monumentalidade e poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo, Martins Fontes, 1999. p. 3-26.

LOURENÇO, Eduardo, Do Colonialismo como nosso Impensado. Orgs. Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. Lisboa: Gradiva, 2016.

_____________. Mitologia da saudade: seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. O tempo narrado. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SARAMAGO, José. As palavras de Saramago: catálogo de reflexões pessoais, histórias e políticas. Fernando Gómez Aguilera (sel. e org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

_____________. Memorial do convento. 32ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

_____________. Viagem a Portugal. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

THOMAZ, Omar Ribeiro. “O bom povo português”: antropologia da nação e antropologia do império. IN: L’ESTOILE, Benoît de; NEIBURG, Frederico; SIGAUD, Lygia (orgs.). Antropologia, impérios e estados nacionais. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2002. p. 95-123.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Coelho, G. T. (2021). José Saramago, patrimônio e memória: um legado de rebeldia e irreverência. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 430–445. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/34762