Ensinamentos decoloniais do Museu Worikg e suas curadoras Kaingang

Autores

Palavras-chave:

Colonialidade/Decolonialidade, Corporeidade, Interculturalidade, Museologia, Museu Worikg

Resumo

Neste texto, três trabalhadoras e pesquisadoras da Museologia, em distintas inserções sociais – na universidade, no movimento social e no serviço público – reexaminam suas vivências com o Museu Worikg, encarnado pelo grupo Kaingang da Terra Indígena Vanuíre, São Paulo, por meio de relatos em primeira pessoa. O objetivo é dar a conhecer as aprendizagens decoloniais que proporcionam as curadoras, Kujã Dirce Jorge Lipu, suas filhas e assistentes Lucilene e Susilene Elias de Melo, bem como seus netos, na perspectiva da construção de relações interculturais capazes de subverter a colonialidade e instaurar um diálogo autêntico e trocas justas no campo da Museologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria de Siqueira, Secretaria Municipal de Cultura - Campinas/ Agente Cultural

Agente cultural na Secretaria de Cultura de Campinas desde 2002, responsável pelo programa de Museologia Social Laboratório do Bem-Viver. Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2019). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UFMG (1996). Integrante da Rede SP de Memória e Museologia Social desde 2014.

Aline Antunes Zanatta, Museu Republicano Convenção de Itu/ Educadora Museal

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2006, atua na área educativa do Museu Republicano "Convenção de Itu", extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Integrante da Rede SP de Memória e Museologia Social.

Sônia Aparecida Fardin, Casa de Cultura Tainã - Colaboradora

Doutora em Artes Visuais (IA-UNICAMP - 2016 ) e mestre em História Social (IFCH-UNICAMP - 2001). Atua em pesquisa e curadoria de acervos visuais e museologia social. Foi diretora do Museu da Imagem e do Som de Campinas (1995-2002), diretora do Departamento de Memória, Patrimônio e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (2002-2004), curadora do Acervo Thomaz Perina (2007-2011), curadora do acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som de Campinas (2013 - 2017). Atualmente é colaboradora da Casa de Cultura Tainã, em Campinas.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2019.

MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

ROSA, Guimarães. O espelho. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1962.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra/Portugal: Edições Almedina AS/CES, 2ª. Edição, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências, Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro. 2002: 237-280.

SARMIENTO, Domingo F. Facundo: civilização e barbárie. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1996.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

de Siqueira, J. M., Antunes Zanatta, A., & Fardin, S. A. (2021). Ensinamentos decoloniais do Museu Worikg e suas curadoras Kaingang. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 83–100. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/34580