Musealizar a queda
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34557Palavras-chave:
Escultura. Ativismo. Estudos decoloniais. História da arte.Resumo
Este artigo investiga como as recentes derrubadas de estátuas de escravagistas e colonizadores pelo movimento Black Lives Matter, resvala na arte e em seus pilares institucionais. Sugiro que o ativismo político, que surge do performativo da derrubada desses monumentos, tem um caráter afirmativo que, uma vez suficientemente escutado e reverberado, se torna uma virada estética na função das estátuas. Inserida nos movimentos experimentais e de vanguarda, a escultura se afasta do figurativo, rumo ao minimalismo, Ã escultura social, entre outras atuações, Ã s quais Lucy Lippard e John Chandler denominaram de a desmaterialização da obra de arte. Sem nem por isso apaziguar o levante antirracista, sugiro que sua ação seja percebida também em sua potência artística, para que estremeça também as bases históricas da arte e percebamos que o que está em jogo é uma operação estética que, de forma alguma, se basta na representação identitária. Ao longo dessa proposição, me utilizo de textos e conceitos de Denise Ferreira da Silva, Achilles Mbembe, James Baldwin, entre outros. Realizo paralelamente um ensaio fotográfico de artistas brasileiros, cuja obra nos ajude a problematizar os protagonismos coloniais, racialização e o agenciamento da branquitude.
Downloads
Referências
BALDWIN, James. Minha prisão estremeceu (Tradução de Teófilo Reis). In:_____. The Fire Next Time. Nova Iorque: Dial Press, 1963. Disponível em:<http://negrosblogueiros.com.br/teofiloreis/2016/traducao-minha-prisao-estremeceu/>. Acesso em: 7 ago. 2020.
DELEUZE, Gilles. A imagem-cristal In:______. Cinema 2: Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.
______. Pure Immanence: Essays on A Life. Brooklyn, NY: Zone Books, 2001.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001 [1995].
FANON, Frantz. Peles Negras, Máscaras Brancas. Salvador: Editora UFBA, 2008.
FLORES, Lívia. ARTEBRA: Lívia Flores. Rio de Janeiro: Automática, 2012.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Genealogy, History. In: BOUCHARD, D. F (Org.). Language, Counter-Memory, Practice: Selected Essays and Interviews. Ithaca: Cornell University Press, 1977.
LIPPARD, Lucy; CHANDLER, J. A Desmaterialização da Arte. In: Revista a/e, n.25, UFRJ, 2013.
MARKER, Chris; RESNAIS, Alain. As Estátuas também morrem. Filme-ensaio, 1953.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: N-1 edições, 2018.
MIGNOLO, Walter D. A Colonialidade está longe de ter sido superada, logo, a decolonialidade deve prosseguir. In: Serie Afterall, vol 2. São Paulo, MASP, 2019.
MOTEN, Fred. In the Break: The Aesthetics of the Black Radical Tradition. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003.
SILVA, Denise Ferreira da. A Dívida Impagável: lendo cenas de valor contra a flecha do tempo. São Paulo: Oficina Imaginação Política, 2017a.
______. Sobre Diferença sem Separabilidade. São Paulo: Oficina Imaginação Política, 2017b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.