Italo Calvino

os museus e a memória do mundo

Autores

  • Claudia Maia

Palavras-chave:

Literatura, Livro, Memórias, Museu, Italo Calvino

Resumo

Este artigo trata da problemática do museu na obra de Italo Calvino, sobretudo em Palomar e Coleção de areia, publicados respectivamente em 1983 e 1984, pouco tempo antes da morte do escritor. Pretende-se demonstrar que, em Calvino, a coleção e o museu apresentam-se como tema e como método, e que sua literatura desierarquiza saberes e culturas, uma vez que é triturada, erodida e multifacetada, como o mundo. O pensamento de Calvino dialoga aqui com o de Néstor Garcia Canclini, Yvette Sánchez, Andreas Huyssen, Walter Benjamin, Jeffrey Jerome Cohen e João Cabral de Melo Neto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: Edusp, 2006.

CALVINO, Italo. Coleção de areia. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

COHEN, Jeffrey Jerome et al. Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. In: ______. Memórias do modernismo. Trad. Patrícia Farias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. p. 222-255.

MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

SÁNCHEZ, Yvette. Coleccionismo y literatura. Madrid: Cátedra, 1999.

SCARPA, Domenico. Italo Calvino. Milano: Mondadori, 1999.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Maia, C. (2021). Italo Calvino: os museus e a memória do mundo. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 446–461. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/33321