Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-11-03. Leia a versão mais recente.

Museu e Universidade articulação entre cultura e currículo do Ensino Superior sob a percepção de estudantes, professores e gestores de museus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.31313

Palavras-chave:

Museu. Universidade. Ensino Superior. Cultura. Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste texto é  compreender, a partir da percepção dos sujeitos de pesquisa, o modo como se articula (ou não) a relação entre museu e universidade para a aproximação entre cultura e currículo do Ensino Superior. Foram entrevistados 37 alunos de diversos cursos e universidades da cidade de São Paulo, dois professores da Pontifícia Universidade de São Paulo ”“ PUC-SP, uma professora associada sênior ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ”“ MAC USP e três gestores de museus da cidade de São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC USP e Pinacoteca do Estado. Os depoimentos revelam a pertinência da parceria entre museu e universidade para a necessária articulação entre currículo do Ensino Superior e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Madrid: Taurus Ediciones, 1975.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Educação & Sociedade, Campinas, n. 56, ano XVII, p. 388-411, dez. 1996.
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. 3. reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Parecer No 492, de 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União: seção 1E, Brasília, DF, n. 131, p. 50, 9 jul. 2001.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016. INEP, 31 ago. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206. Acesso em: 3 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Versões

Como Citar

Pasqualucci, L. (2020). Museu e Universidade articulação entre cultura e currículo do Ensino Superior sob a percepção de estudantes, professores e gestores de museus . Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 386–409. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.31313