Animais peçonhentos em rede: uma exposição multi-museus
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24964Palavras-chave:
Animais peçonhentos. Educação museal. Museus.Resumo
A divulgação sobre animais peçonhentos é um desafio que pressupõe conceitos científicos equivocados, crenças populares e dificuldade ao acesso à informação. Relatamos a experiência sobre a concepção, criação e execução da Exposição “Animais Peçonhentos em Rede” no 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil, em Campanha/Minas Gerais, que recebeu milhares de visitantes e trouxe o caráter inovador de aproximar e promover a interação entre público e cientistas, em uma atmosfera lúdica, dada a similitude da práxis museológica das instituições: a educação sobre animais peçonhentos. Ações de educação museal multi-museus são importantes quando integram espaços expositivos com múltiplas estratégias pedagógicas que suscitem reflexões e ações da sociedade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Pedro. A museabilidade e a literacia da ciência: consumos, cidadania e cultura. In: ANDRADE, Pedro. (Org.). Museus, públicos e literacia científico--tecnológica. Redes de Comunicação de Significados no Espaço Interdimensio-nal do Museu. Lisboa: Edições Colibri, p. 33-70, 2010.
ARANHA, Caroline Oliveira & LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Um panorama do ensino sobre animais peçonhentos na formação do biólogo em instituições federais de ensino superior no Brasil. In: Livro de Resumos do Encontro Internacional Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos, Rio de Janeiro, p. 88, 2013.
BRAZIL, Vital. A defesa contra o ofidismo. São Paulo: Pocai & Weiss, 1911.
BRAZIL, Tania Kobler. Rede Vital Para o Brasil - uma experiência em Rede na Ofiologia e Animais peçonhentos. Gazeta Medica da Bahia, v. 82, p. 110-115, 2012.
BRAZIL, Tania Kobler; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria; GIMENEZ, Anibal Rafael Melgarejo; WERNECK de CASTRO, Antônio Joaquim. Vital Network for Brazil. National Network of Information, Discussion, and Cooperation concerning Venomous Animals. The Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases, v. 17, p. 235-236, 2011.
DIAS, Felipe Barbosa; FONSECA, Micheli Ferreira; BARATA, Rita; LOURENÇO, Marta & LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. A educação em museus: um intercâmbio Brasil-Portugal com o teatro de fantoches no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa. Anais do XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, p.131-136, 2015.
FUNED. Ciência em Movimento. Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/formulario-ciencia-movimento, 2014. Acesso em: 15 de janeiro de 2017.
HEIN, George E. O dilema da Educação Científica: como ensinar quando os vi-sitantes apenas querem aprender. In: MARANDINO, Marta; MORTARA, Adriana; valente, Maria Esther (Orgs.). Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 63-75, 2009.
HUNT, A. Improvisação com adultos. In: BUCKMAN, P. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado, 1973.
LIMA, Artemilson Alves de. O uso do vídeo como instrumento didático e educa-tivo em sala de aula. Um estudo de caso do CEFET-RN. Dissertação de Mestrado. Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: UFSC, 2001. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79843 Acesso em: 18 de agosto de 2017.
LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Zooamigos. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2011.
LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria; RABELO, Daniele Silva; SILVA, Luís Fernando Gonçalves da & LEAL, Marcos Vinícius Cunha. O ensino da zoologia através do teatro de fantoches. In: LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria (Org.). Laboratório do mundo: o jovem e a ciência. Salvador: EDUFBA, p.69-75, 2007.
MARANDINO, Marta. (Org.). Educação em museus: A mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008.MARANDINO, Marta. Educação e museus: Da coleção para o público. Revista Jovens Cientistas, ano 1, n. 2, p. 34, 2014.
MARQUES, Rodrigo. LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Educational actions of Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO) about venomous animals: what does the public think? In: Livro de Resumos do 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos, Minas Gerais, p. 46, 2014.
PINTO-COELHO, Daniela. Carlinhos e a Cascavel. Disponível em: http://www.redezoo.ufba.br/teatro/carlinhos-cascavel.pdf. 2010 Acesso em: 29 de março de 2017.PUORTO, Giuseppe. Vital Brazil e a educação. In: A defesa contra o ofidismo 100 anos depois. Comentários. Niterói: Instituto Vital Brazil, p. 35-39, 2011.PUORTO, Giuseppe. Divulgação científica sobre animais peçonhentos no Brasil. Gazeta Médica da Bahia, vol. 82, supl. 1, p. 33-39, 2012.
PUORTO, Giuseppe. Arte & Herpetologia: Replicando Réplicas. Revista Jovens Cientistas. Ano 1, n.2, p.20-21, 2014.
REIS, B.M.; NOVAES, V.P.M.; MACHADO, Cláudio; HAMDAN, Breno. A coleção viva de serpentes da divisão de herpetologia, Instituto Vital Brazil e seu papel na produção, extensão e pesquisa. In: Livro de Resumos do Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces, p. 52, 2014.
SANTOS, Maria Dulcinéia Sales dos; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Rede de Zoologia Interativa: É possível uma mudança no perfil conceitual de estudantes do ensino médio sobre animais peçonhentos? Gazeta Médica da Bahia, vol. 82, supl. 1, p. 40-45, 2012.
SMANIA-MARQUES, Roberta; SOUZA, Jacqueline Silva; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Rede de zoologia interativa ”“ Popularizando e desmistificando os animais peçonhentos. In: LIRADA-SILVA, Rejâne Maria (Org.). A ciência, a arte & a magia da educação científica. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, p. 121-131. 2006.
SOCIENTIZE PROJECT. Green Paper on Citizen Science. 2013. Disponível em: http://www.socientize.eu/ Acesso em 19 de agosto de 2017